Homepage

2,2 MIL MILHÕES DE EUROS EM PRODUTOS E SERVIÇOS LUSOS

As exportações de bens e serviços de Portugal para Angola atingiram os 2,2 mil milhões de euros, em 2023, colocando o país europeu, como segundo principal fornecedor do mercado angolano, logo a seguir à China. informação foi prestada esta sexta-feira, em Luanda, pelo embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, durante uma palestra sobre “A Revolução de Abril: Ponto de viragem do relacionamento Portugal/Angola”. O embaixador referiu que quase cinco mil empresas portuguesas exportam para Angola e há mais de 1.250 empresas com capital português ou misto, investindo em…

Leia mais

GREVE GERAL AVANÇA SEGUNDA-FEIRA

As centrais sindicais angolanas reafirmaram hoje o arranque da segunda fase da greve geral interpolada, na segunda-feira, face à indiferença e ausência de propostas concretas nas negociações com o Governo. uma nota de imprensa, a que a agência Lusa teve acesso, as centrais sindicais sublinham que foi “com perplexidade” que tomaram conhecimento do anúncio do aumento de 30 mil kwanzas (33,57 euros) aos salários da Administração Pública pelo presidente do MPLA, partido no poder, na qualidade de titular do poder executivo, João Lourenço (ver artigo do Folha 8 “Pelo sim…

Leia mais

PELO SIM E PELO NÃO… REMUNERAÇÃO SUPLEMENTAR

O Presidente angolano, general João Lourenço, aprovou hoje uma remuneração suplementar de 30.000 kwanzas (33 euros) para os funcionários públicos e agentes administrativos do regime geral da função pública, que entra em vigor a partir de 1 de Junho. general João Lourenço, no mesmo decreto hoje assinado, estabelece igualmente uma remuneração suplementar ao pessoal da carreira docente do ensino superior e investigadores científicos e refere que a medida está em linha com as metas definidas no Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR). Com a remuneração…

Leia mais

EUA AVANÇAM COM CORREDOR DO LOBITO E… MALÁRIA

A administradora da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power (foto), e o secretário de Estado Adjunto dos EUA para a Gestão, Richard Verma, visitam Angola na próxima semana, anunciou a agência norte-americana. visita de Samantha Power e de Richard Verma entre 23 e 25 de Abril vai focar-se nos investimentos da USAID na prevenção da malária (que segundo o MPLA estava em vias de extinção há mais de dez anos) e no projecto do Corredor do Lobito, adiantou a mesma fonte. O objectivo passa por “reafirmar o compromisso…

Leia mais

DEVAGAR, DEVAGARINHO… PARADO

O Procurador-Geral da República de Angola, general Hélder Pitta Gróz, disse hoje que está concluído o processo contra Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, e que foram enviadas cartas rogatórias para o Dubai para a notificar da acusação. s cartas rogatórias são um instrumento usado na cooperação judicial que consistem numa solicitação para a prática de um acto processual que exige intervenção de serviços judiciários de uma autoridade estrangeira. A empresária Isabel dos Santos é alvo de processos judiciais em vários jurisdições além de Angola, incluindo…

Leia mais

DO MPLA PARA O… MPLA

O MPLA transferiu a competências de gestão dos terrenos infra-estruturados e das mediatecas para o MPLA. Ou seja, o Executivo passou essas funções para os governos provinciais… do MPLA. Não, não é para rir. É a sério. Fica tudo em casa e na mesma família. acto teve lugar no Salão Nobre do Governo da Provincial de Luanda, sob orientação do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida. As transferências de competências realizam-se ao abrigo do Decreto Presidencial n. 20/18, de 29 de…

Leia mais

CANADÁ FINANCIA AGRICULTURA AFRICANA

O Ministério dos Assuntos Globais do Canadá concedeu um financiamento de 7,3 milhões de dólares canadianos ao Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes (AFFM) para aumentar a produtividade agrícola sustentável e os meios de subsistência dos pequenos agricultores, em particular das mulheres e dos jovens em toda a África. financiamento ajudará o AFFM a replicar os seus programas de garantia de crédito, permitindo que os importadores e agregadores de fertilizantes acedam ao produto a crédito. Irá também impulsionar os esforços para melhorar a qualidade dos solos e prestar assistência técnica…

Leia mais

TRABALHADORES VOLTAM A PARALISAR

As centrais sindicais angolanas anunciaram hoje, em Luanda, que os trabalhadores vão voltar a paralisar, entre 22 e 30 de Abril, face à falta de resposta do Governo às exigências apresentadas, essencialmente a actualização salarial. egundo o porta-voz das centrais sindicais, Teixeira Cândido, o facto de não haver respostas às exigências e propostas, bem como “predisposição” da parte do Governo “para encontrar soluções”, os trabalhadores vão partir para a segunda fase da greve geral interpolada. Teixeira Cândido, o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), lembrou que as negociações entre…

Leia mais

A CONVITE DE DURÃO BARROSO

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, representou o país no retiro do Conselho de Administração da Gavi, que decorreu na cidade de Évian-les-Bains, França. A Gavi (Aliança Global para as Vacinas) é um organismo multilateral que se ocupa da gestão das vacinas em (mais ou menos) todo o mundo, pelo que o evento serviu para definir os elementos-chave da sua nova estratégia 6.0 para o período de 2025/2030. nova estratégia basear-se-á no êxito da Aliança Gavi na imunização de mais de um bilião de crianças ao longo de mais de…

Leia mais

URGE PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS

A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, reafirmou em Washington, EUA, o compromisso de Angola com a preservação dos recursos naturais, especialmente os 585.949 km 2 de floresta do Miombo que cobre quase metade do território angolano. Uma das espécies raras destas florestas é o “Pepsis fabricius JLo”… o intervir na Conferência Internacional sobre a Floresta do Miombo, a governante ressaltou não apenas a importância dessas florestas, assim como o seu papel vital na protecção de espécies endémicas, como a Palanca Negra Gigante, considerado um dos símbolos nacionais. Na…

Leia mais