Homepage

MENSAGEM TRAIÇOEIRA

A noite ia começar. Estava uma brisa miúda, quando na porta do meu bunker, cai a mensagem. Não era mais uma, mas a menos esperada, pese a programação secular da certeza da sua chegada, naquela hora e dia: “O kota Félix, foi-se!” (sic). Por William Tonet Pela frieza percebi, não ter ido, para o calor da família, no outro lado do oceano. Era o aviso de ter morrido. Ido para a eternidade, deixando-nos, para todo o sempre, o frio da tua ausência. Não terei mais a chamada, para partilhar ideias,…

Leia mais

DESESPERO DOS TRABALHADORES DO MAT

O representante do colectivo de funcionários do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado dirigiu hoje ao titular da pasta, Dionísio Manuel da Fonseca (foto), uma carta aberta à qual o Folha 8 teve acesso e que divulgamos na íntegra. «Respeitosos Cumprimentos Excelência; Antes de tudo, desejamos boas-vindas, e conjecturámos que este quinquénio seja vestido de muitos sucessos nas mais variáveis vertentes da agenda de Vossa Excelência. Excelência; Somos um Colectivo de Funcionários afectos ao MAT que por este meio vem solicitar os bons préstimos e a benevolência…

Leia mais

DE TIANANMEN A LUANDA, DE LOURENÇO A XI

O Presidente do MPLA, João Lourenço, enviou ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, uma mensagem de felicitações pelos 73 anos da República Popular da China, assinalados hoje, salientando o papel de Pequim “na construção da segurança mundial”. “Gostaria de partilhar convosco este momento de celebração, para enaltecer o progresso ininterrupto realizado pela República Popular da China desde a segunda metade do século XX”, escreveu João Lourenço na mensagem, apontando aquele país asiático como “referência mundial de estabilidade, progresso e desenvolvimento, mas também como mais um pilar sobre o qual se…

Leia mais

DE GOLPE EM GOLPE… ÁFRICA!

Algumas das principais ruas de Ouagadougou, capital de Burkina Faso, voltaram hoje a ser bloqueadas por soldados, um dia depois do golpe de Estado que depôs o líder da Junta Militar, também ele chegado ao poder por um outro golpe, em Janeiro. O regresso de tensões à capital ocorre no dia seguinte ao golpe de Estado em que militares depuseram das funções de chefe da Junta Militar o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, ele próprio chegado ao poder por um outro golpe, em Janeiro. Várias testemunhas relataram ter ouvido rajadadas de…

Leia mais

CAVIAR OU PEIXE PODRE?

Estávamos em 2011. A Comissão Parlamentar do Inquérito (CPI) sobre a intolerância política na Província do Huambo não tinha dúvidas e, é claro, nunca se enganava. Assim sendo, ficou “provado” que “não foi provada a acusação da UNITA segundo a qual teria havido alguma orientação por parte do governador, dos administradores Municipais e Comunais e das autoridades tradicionais, com o fim de promover a intolerância política”. Não. Não é engano. Foi em 2011. Hoje estamos em 2022. Por Orlando Castro A democracia é isso mesmo. A referida CPI, presidida pelo…

Leia mais

NOITE DE HALLOWEEN ASSUSTADORA

Por David P Carroll Em uma noite escura e assustadora Houve um estrondo esta noite E as criancinhas Correu com medo tão assustado esta noite E há risos no ar esta noite E é um frio escuro solitário Noite de Halloween assustadora E o luar é tão Azul e brilhante E é uma noite fantasmagórica Uma brisa fria soprando a noite toda E há um outro Barulho esta noite E as criancinhas são Correndo com medo é apenas assustador Esqueletos e fantasmas e ghouls Esta noite e o uivo Dos…

Leia mais

PREGAR AOS PEIXES NO… DESERTO

Adalberto da Costa Júnior diz que vai usar o seu poder (que é nulo) como conselheiro de João Lourenço para o “aconselhar mesmo” e prometeu trabalhar lado a lado com o Presidente angolano “por Angola e pelos angolanos”. Se, por um lado, o líder da UNITA diz que o MPLA o roubou, por outro promete conviver com o ladrão e aconselhá-lo a deixar de roubar. O presidente da UNITA promete igualmente “lutar dentro das instituições do Estado” para a democratização do país e realizar várias manifestações de rua. A próxima…

Leia mais

20 MILHÕES DE POBRES SATISFEITOS…

A taxa de inflação em Angola atingiu em Agosto 19,7% contra os 30% do período homólogo de 2021, enquanto o rácio da dívida pública baixou para 66%, no primeiro trimestre de 2022, anunciou hoje o Governo angolano. Os dados foram apresentados pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, Manuel Nunes Júnior, que manifestou orgulho pelo equilíbrio das contas internas, fruto de acções desenvolvidas nos últimos cinco anos. “De 2018 a 2022, com excepção de 2020 devido à pandemia, os saldos orçamentais do país são superavitários, quando no…

Leia mais

“REVOLTA CONTRA O REGIME ANDA NA CARA DE MUITA GENTE”

O ex-primeiro ministro angolano e distinto político do MPLA, Marcolino Moco, considera que a “revolta” contra o regime angolano “anda na cara de muita gente” e que se os homens “sensatos” do MPLA não pararem com o “golpe de Estado” não conseguirão travar a “população revoltada”. Para Marcolino Moco, a maioria dos angolanos está desiludida com os resultados eleitorais oficiais, que deram vantagem ao MPLA (no poder desde 1975), porque esses dados não correspondem, no seu entender, à vontade popular nas eleições de 24 de Agosto. “Todos nós estamos tristes,…

Leia mais

MENSAGEIROS VÃO CONTINUAR A SER MORTOS

“Matem o Mensageiro” é um filme que conta a história verídica de um dos maiores escândalos da CIA. O jornal local San Jose Mercury News não é nenhum Washington Post, mas o jornalista Gary Webb faz lembrar a dupla Woodward e Bernstein, que desvendou o caso Watergate, nos anos 70. O filme “Matem o Mensageiro” mostra a história verídica do jornalista que desvendou, nos anos 90, um grande escândalo que envolveu droga, a interferência americana na soberania da Nicarágua e a CIA. A história é intrigante. Gary Webb descobre uma…

Leia mais