Homepage

OBRIGADO MARCELO REBELO DE SOUSA!

Com o comprovativo que trouxe de Portugal na mão, o paizinho do MPLA, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou as lixeiras onde alimentam milhares de angolanos, perdão, visitou um centro de vacinação nos arredores de Luanda para incentivar a população angolana a fazer parte da luta contra a pandemia de Covid-19. “Olha, este foi o meu primeiro cartão”, disse Marcelo Rebelo de Sousa a um rapaz que estava a aguardar para receber o comprovativo de vacinação contra o SARS-CoV-2, no Centro Cultural Paz Flor. É o primeiro cartão do Presidente da…

Leia mais

VENDER ÁGUA SEM CANECO É UMA ARTE

O Presidente da República angolano, também Presidente do MPLA e Titular do Poder Executivo, João Lourenço, considerou hoje que o país está a “aprender a lidar cada vez melhor com as diferenças” de um contexto democrático que está em constante evolução, pedindo uma bienal com impacto “benéfico e duradouro”. Aprendizagem difícil porque só aprende quem quer mesmo aprender. Democracia? Do tipo do que o MPLA determinou que se fizesse ao PRA-JA de Abel Epalanga Chivukuvuku? Do tipo do que o MPLA determinou que fizesse à UNITA, demitindo Adalberto da Costa…

Leia mais

“É DIFÍCIL NÃO CRIAR EMPATIA” COM JOÃO LOURENÇO

O Presidente da República de Portugal (nominalmente eleito) afastou este sábado qualquer hipótese de interferir na vida política angolana, garantindo que a sua deslocação a Luanda este fim-de-semana em nada está relacionada com as presidenciais do próximo ano. Alguém acredita? Os angolanos não acreditam. “Venho [a Luanda] convidado pelo Presidente da República de Angola e venho para uma reunião que é multilateral”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, minutos antes de seguir para a Bienal de Luanda 2021-2021 – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz. Marcelo…

Leia mais

ANGOLA (TAMBÉM) É DOS QUE MAIS ARDE

Angola e Moçambique são dois dos três países com mais incêndios na África Austral e, embora o fogo tenha benefícios, o aumento da intensidade e da frequência tem consequências para a biodiversidade e as alterações climáticas, disseram investigadores. Em declarações à Lusa, o investigador do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade Nova de Lisboa, José Miguel Pereira, explicou que o facto de Angola, Moçambique e a Zâmbia serem os três países da região com mais actividade de fogos tem a ver com a localização destes países no globo. “Ocupam…

Leia mais

A SALVAÇÃO ESTÁ NA CESTA, NOS CONTENTORES, NAS LIXEIRAS

Os elevados preços dos produtos (este ano subiram perto de 26%, antevendo-se que no próximo ano a subida seja de pelo menos 20%) estão a afugentar clientes no Mercado do 30, em Luanda, enquanto os vendedores, que vêem os seus rendimentos reduzidos a metade, se queixam da fraca procura e pedem intervenção dessa entidade fantasma que dá pelo nome de “autoridades”. Vendedores daquele mercado abastecedor, sobretudo de produtos agrícolas, no município de Viana, em Luanda, queixam-se que diminuiu para metade a procura dos bens que comercializam e proporcionalmente os seus…

Leia mais

NÃO GOZEM COM A NOSSA CHIPALA

Em Portugal, cerca de 40% dos idosos faltaram à chamada para a terceira dose da vacinação contra a Covid-19, segundo disse o presidente Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar ao Jornal de Notícias. E quando os portugueses fazem, correctamente, o auto-agendamento e o SMS de confirmação nunca chega mas fica validado no sistema, contando como falta do utente? Vejamos um caso concreto. O cidadão “António Fé em Deus” (nome fictício para preservar a identidade do utente) fez no dia 19 de Novembro de 2021 o auto-agendamento para a terceira…

Leia mais

MPLA DEVE APRENDER A SER HUMILDE

Se o partido que governa (mal) o país por quase meio século de independência pudesse ter um pouco de modéstia, deveria começar aprendendo as lições de sua própria torpeza e parar de tentar fazer o mundo inteiro acreditar que está sendo submetido a uma campanha de intoxicação e difamação nas redes sociais. Por Osvaldo Franque Buela (*) Hoje e mais do que nunca, o MPLA está apenas a colher os frutos do que semeou no país e, sobretudo, das consequências desastrosas da notória incompetência do seu actual Presidente. Sem querer…

Leia mais

SÓ ESTÁ DESEMPREGADO QUEM NÃO TEM EMPREGO, EXPLICA O MPLA

A Comissão Económica do Conselho de Ministros de Angola aprovou hoje um diploma com incentivos à contratação de desempregados, jovens e cidadãos portadores de deficiência, entre outras medidas de apoio à retoma da economia. Em relação aos 500 mi postos de trabalho prometidos por João Lourenço em 2017 já só faltam… 500 mil. Segundo os peritos dos peritos do regime, os empregadores que celebrem contratos de trabalho com pessoas desempregadas, jovens, portadores de deficiência e estagiários terão benefícios que se traduzem na redução de 50% ou isenção da taxa contributiva…

Leia mais

FOI OU NÃO ASSIM, PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO?

O partido no poder em Angola há 46 anos, no seu papel de virgem ofendida, denuncia a existência do que chama de “inúmeras campanhas de mentiras e difamação que visam atingir a imagem do MPLA, a honra e o bom nome dos seus dirigentes”. Provavelmente a começar no seu herói nacional, Agostinho Neto, o assassino responsável pelo massacre de milhares e milhares de angolanos em 27 de Maio de 1977. Na denúncia, lamento, acusação, vitimização feita em comunicado, o Bureau Político do MPLA acusa “diferentes meios de comunicação, com mais…

Leia mais

ANGOLA ERRADICOU (MESMO) DIAMANTES DE SANGUE?

O ministro dos Petróleos e Recursos Minerais, Diamantino Azevedo, destacou hoje o papel de Angola na erradicação dos “diamantes de sangue” e salientou a importância deste mineral para a economia angolana, com a recuperação dos preços a abrir perspectivas positivas. Diamantino Azevedo discursava na abertura da “Angola International Diamond Conference” (AIDC), que decorre no Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, capital da Lunda Sul, província que se destaca pela sua riqueza neste recurso mineral. O governante salientou a “visão futurista do executivo” de tornar Angola a médio prazo num produtor…

Leia mais