Quase metade das crianças com menos de cinco anos no sul de Angola sofre de desnutrição crónica e apenas 3,5% têm uma dieta minimamente aceitável, segundo um estudo que alerta para o agravamento da insegurança alimentar na região. ejamos. “A desnutrição crónica global na região classifica-se como ‘muito alta’, apresentando um valor de 47,1%, sendo superior na Huíla e no Cunene”, refere-se no estudo publicado na Acta Portuguesa de Nutrição por Isa Viana, Carla Lopes, Duarte Torres e Rita Pereira Luís (Universidade do Porto), em co-autoria com Ketha Francisco (Ministério…
Leia maisHomepage
QUEDA NAS TAXAS DE JURO DA DÍVIDA PÚBLICA DE ÁFRICA
As taxas de juro exigidas pelos investidores para transaccionarem dívida pública africana desceu para menos de 10% pela primeira vez desde 2015, depois da redução dos juros de Moçambique para menos de 1.000 pontos-base. e acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, Moçambique foi o último país africano a conseguir descer a diferença entre a sua taxa de juro e a dos títulos de Tesouro dos Estados Unidos para menos de mil pontos-base, o valor considerado de referência para decretar uma crise da dívida. A década de endividamento generalizado…
Leia maisOLHEM PARA O QUE ELE DIZ E NÃO PARA O QUE ELE FAZ
O chefe de Estado angolano e presidente em exercício da União Africana (UA), João Lourenço, defendeu hoje em Malabo maior integração dos países africanos para fazer valer a voz de África num mundo cada vez mais multipolar e competitivo. oão Lourenço AFIRMOU no discurso de abertura da VII Reunião de Coordenação Semestral da UA que “a integração regional em África é mais do que um ideal político” e inclui “a integração económica e social”. João Lourenço defendeu a “definição de roteiros para o reforço da integração”, porque “África é mais…
Leia maisA “GANDA NÓIA!” DO PIGMEU
Em 2011, o ex-presidente do PSD e hoje candidato a Presidente da República de Portugal, Luís Marques Mendes, defendeu que ex-governantes socialistas do Executivo de José Sócrates, deviam estar a ser julgados pela “gestão danosa de orçamentos” e pelo “caminho de ligeireza e irresponsabilidade”. Por Orlando Castro oncordo. A retroactividade deveria ser imposta e levada até às últimas consequências. Não digo que se vá até ao D. Afonso Henriques. Mas poderia, certamente, ir até aquele cavalheiro que foi primeiro-ministro de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de…
Leia maisMPLA QUER CAPITAL PRIVADO A SUSTENTAR AEROPORTO AGOSTINHO NETO
O ministro dos Transportes angolano disse hoje que está a ser atraído capital privado nacional e estrangeiro para o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), mas o governo pretende capital que crie valor em território nacional. icardo de Abreu falava na abertura do 2.º Fórum de Transporte e Logística, organizado pelo Jornal Expansão, com o tema “O Novo Aeroporto como Pólo de Desenvolvimento Económico para o País”. “Estamos hoje a atrair capital privado nacional e estrangeiro, movimento que deve continuar. Mas precisamos de capital que crie valor em território…
Leia maisACTIVISTAS ACUSAM POLÍCIA DE INTIMIDAÇÃO
Activistas angolanos acusaram hoje a polícia de intimidações e tentativa de abortar a conferência de imprensa em que reafirmaram a realização da marcha, sábado, contra a subida do preço do combustível e dos transportes, num itinerário “aceite” pelo Governo. conferência de imprensa, promovida hoje pelo denominado movimento social contra o decreto que aprova o reajuste do preço do combustível, plataforma que congrega várias organizações cívicas, foi antecedida de um clima de tensão e indignação por parte dos activistas. Enquanto a organização criava as condições no Largo Cesário Verde, bairro Vila…
Leia maisDOS SANTOS E HIGINO CARNEIRO (TAMBÉM) CONDECORADOS
O presidente angolano, João Lourenço, condecorou esta quarta-feira centenas de militares das Forças Armadas Angolanas pelos seus feitos para defesa da Pátria, incluindo o general Higino Carneiro e o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, falecido há três anos. distinção, segundo o decreto presidencial partilhado na página de Facebook da presidência angolana, visa reconhecer e incentivar as carreiras militares e dignificar oficiais e subalternos “que tenham prestado um exemplar contributo na elevação da nação e às Forças Armadas Angolanas”. As condecorações incluem cerca de 80 generais, como os ex-presidentes António Agostinho…
Leia maisJOSÉ SÓCRATES FACILITOU CONTACTOS DO GRUPO LENA COM O MPLA
José Sócrates admitiu hoje em tribunal ter intermediado contactos entre o grupo Lena e o Governo de Angola, depois de deixar funções executivas, tal como fez para outras empresas, por entender que era “seu dever”. antigo primeiro-ministro, que continua hoje a ser ouvido no julgamento da Operação Marquês, que decorre no Campus de Justiça, em Lisboa, disse que apenas conheceu o administrador do grupo Lena, Joaquim Barroca, num jantar comício do PS na campanha para as eleições de 2009, tendo jantado na mesma mesa. Disse que não conhecia ninguém da…
Leia maisIMPORTADAS 20.390 TONELADAS DE PRODUTOS DE PESCA
Angola importou 20.390 toneladas de produtos diversos de pesca, entre 2022 e 2023, com Portugal a liderar os países de origem, num volume de 4.773 toneladas, representando 62,8% de todas as importações, divulgou o Governo angolano. e acordo com o Anuário Estatístico das Pescas de Angola 2022-2023, no volume de importações destacam-se as conservas, bacalhau seco, corvina, pescado diverso, entre outros. O bacalhau seco representou 30,5% de todo o produto importado, com 3.108 toneladas. No top seis dos países de origem, de Portugal há o registo da importação, em 2022,…
Leia maisAUMENTO DO PREÇO DOS TAXIS “ASFIXIA” ANGOLANOS
Analistas políticos consideraram hoje a subida do preço do táxi em Angola “uma asfixia total na vida das famílias, já em indigência social”, considerando que a medida reflecte “insensibilidade” do Governo angolano e pode causar convulsões. egundo o analista Albino Pakisi, a subida do preço do combustível em Angola “é dilema” que o Governo enfrenta, face às orientações do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), para poder poupar 400 mil milhões de kwanzas (373 milhões de euros), gastos anualmente em subsídios. “Mas, a verdade é que o…
Leia mais