Homepage

LONDRES (TAMBÉM) ESTÁ DE OLHO NO CORREDOR (DO LOBITO)

O Reino Unido e Angola assinaram hoje um memorando de entendimento para reforçar o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP), centrado na transferência de conhecimento técnico, criação de mecanismos de preparação de projectos e partilha de boas práticas. acordo foi rubricado em Luanda pelo embaixador britânico, Bharat Joshi, e pelo ministro do Planeamento, Vítor Hugo Guilherme, prevendo o acesso a modelos contratuais padronizados, o desenvolvimento de um Mecanismo de Preparação de Projectos (MPP) e a capacitação institucional do Estado angolano. Segundo o Ministério do Planeamento, este instrumento vai permitir que investidores…

Leia mais

MILITANTES DO MPLA AMEAÇAM JORNALISTA

O jornalista da Rádio Ecclesia – Ndalatando, Adão Domingos Francisco, denunciou ter sido impedido de exercer a sua actividade profissional no município do Cazengo, província do Cuanza Norte, por militantes do MPLA. caso ocorreu no dia 14 de Setembro de 2025, por volta das 11h00, na aldeia de Lucala-2, onde o jornalista se encontrava em missão de trabalho para a cobertura de uma actividade promovida pelo Partido PRA-JA Servir Angola. Após concluir a cobertura, Adão Francisco permaneceu no local para ouvir no cidadãos sobre as suas preocupações sociais. Entretanto, decorria…

Leia mais

INE REPETE O QUE MASSANO JÁ REVELÁRA EM JULHO

O Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresceu 4,4% em 2024 face ao ano anterior, segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística angolano e que repetem, ipsis verbis, o que afirmou no dia 22 de Julho, na abertura da 40.ª Feira Internacional de Angola (Filda), o ministro de Estado para a Coordenação Económica angolano, José de Lima Massano. e acordo com a Folha de Informação Rápida relativa às contas trimestrais do IV trimestre, esta variação positiva é atribuída fundamentalmente às actividades de Extracção de diamantes, Minerais metálicos e…

Leia mais

REFEIÇÕES? O QUE É ISSO?

Na família Cahassa, o salário mínimo praticado em Angola garante apenas duas ou três refeições mais equilibradas no mês, porque o rendimento mensal não cobre as necessidades globais da família, que vão dos gastos com a água à educação. Lembre-se que Angola tem 20 milhões de pobres e que, apesar de ser um país rico, ao longo de 50 anos em vez de gerar riquezas apenas criou ricos. om um agregado composto por oito filhos, António Rodrigues Cahassa, técnico de electricidade de uma empresa privada em Luanda, diz ter um…

Leia mais

MPLA CONDECORA OS (SEUS) LACAIOS PORTUGUESES

O presidente do MPLA, que por isso é também Presidente de Angola (nunca foi eleito), general João Lourenço, vai condecorar um vasto leque dos lacaios portugueses do MPLA, desde Álvaro Barreirinhas Cunhal, Almeida Santos, Melo Antunes, passando por Rosa Coutinho, Sérgio Vilarigues e Vital Moreira pelo contributo que deram para que o MPLA se tonasse dono de Angola. Por Orlando Castro líder histórico comunista Álvaro Cunhal, o antigo dirigente e ministro socialista e ex-presidente da Assembleia da República António de Almeida Santos (subscritor do Acordo de Alvor), o militar de…

Leia mais

EM ANGOLA HÁ MINAS E… MINAS

Passados 23 anos do fim da guerra civil, Angola ainda não se libertou das minas terrestres. No Cuando Cubango, o medo continua a travar o desenvolvimento agrícola, as estradas e até o turismo, reconhecido como promissor, mas que, na prática, não existe. província do Cuando Cubango, recentemente dividida em duas novas circunscrições administrativas — o Cuando e o Cubango – continua a ser uma das zonas mais contaminadas do país. Apesar dos avanços, a herança da guerra prolongada que opôs as forças governamentais do MPLA ao movimento guerrilheiro da UNITA…

Leia mais

BAD E CRUZ VERMELHA APOIAM GOVERNO DE BORNO

O Governo do Estado de Borno (Nigéria), em colaboração com o Banco Africano de Desenvolvimento e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), convocou uma mesa redonda de parceiros para acelerar o acesso a serviços de água seguros, sustentáveis e inclusivos em Maiduguri. evento coincidiu com o primeiro aniversário das inundações devastadoras em Borno, agravadas pelo colapso da barragem de Alau, que afectou gravemente as áreas governamentais locais de Maiduguri e Jere. O estado de Borno, localizado na região do Lago Chade, na Nigéria, enfrentou mais de uma década de…

Leia mais

MEMORIAIS NÃO ENCHEM BARRIGA

A meses de celebrar 50 anos de Independência, sempre governada pelo MPLA, Angola vive hoje em paz, mas no coração do Bié um memorial consagrado às vítimas da guerra no Cuito, registou em pedra um passado violento que a nação não esqueceu. Há também 50 anos que os angolanos ouvem sempre a mesma coisa, mantendo-se firmes na tentativa de aprenderem a viver sem… comer. memorial foi construído em 2003 e ocupa uma área de 75 mil metros quadrados, reunindo os restos mortais de civis e militares caídos durante o cerco…

Leia mais

QUEDA DE 12% NOS LUCROS DO FUNDO SOBERANO

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) encerrou 2024 com um resultado líquido de 175,8 milhões de dólares (162,2 milhões de euros), menos 12% face aos 199,3 milhões de dólares (183,8 milhões de euros) registados no ano anterior. e acordo com o relatório e contas publicado pela instituição, apesar da quebra nos lucros, o fundo registou um crescimento dos activos, que subiram 5% para 3.990 milhões de dólares (3.678 milhões de euros), enquanto os capitais próprios atingiram 3.985 milhões de dólares (3.674 milhões de euros). A rentabilidade líquida dos investimentos recuou…

Leia mais

27 ANOS DE PRISÃO PARA BOLSONARO

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi formalmente condenado a 27 anos e três meses de prisão por um colectivo de juízes do Supremo Tribunal Federal brasileiro, por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes, de acordo com a Folha de S. Paulo. A decisão ainda pode ser alvo de recursos, pelo que Bolsonaro não irá já para a cadeia. sta quinta-feira, o presidente do colectivo de juízes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal do Brasil votou pela punição de Jair Bolsonaro por golpe de Estado, confirmando assim…

Leia mais