REDUÇÃO DE 60% NA CAPITALIZAÇÃO A EMPRESAS DO ESTADO

As capitalizações a empresas do Sector Público pelo Estado angolano registaram o ano passado uma substancial redução de 60%, passando de 416,5 milhões de euros, em 2022, para 166,8 milhões de euros, em 2023, foi divulgado hoje. e acordo com o Relatório Agregado do Sector Empresarial Público (SEP) em 2023, apresentado hoje pela presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Vera Escórcio, em 2021, oito empresas foram capitalizadas e, em 2022, foram apoiadas 46 para a sua recuperação pós pandemia da…

Leia mais

ESCOLA PORTUGUESA MELHOROU INFRA-ESTRUTURAS

A Escola Portuguesa de Luanda – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPL-CELP) anunciou hoje que tem realizado melhorias no seu espaço escolar e que decorreu um concurso externo extraordinário para a constituição de um quadro próprio de professores. e acordo com um comunicado de imprensa, o EPL-CELP executou “nos últimos meses, diversas acções de melhoria do seu espaço escolar, de forma a salvaguardar o bem-estar e a segurança das crianças e jovens que estão matriculados e os interesses da restante comunidade educativa”. Assim, foram requalificadas salas de aula e…

Leia mais

KWANZA, O VALOR MAIS BAIXO DOS ÚLTIMOS 25 ANOS

A moeda nacional de Angola, país (mal) gerido há 49 anos pelo MPLA, esteve a ser transaccionada hoje ao valor mais baixo dos últimos 25 anos, nos 939,24 kwanzas por dólar, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg. esde o início de Setembro, a moeda angolana já perdeu 1,2% face ao dólar e, desde o princípio de Janeiro regista uma quebra acumulada de 11%, num contexto em que os pagamentos de dívida em moeda externa e os preços mais baixos do petróleo dificultam a intervenção governamental para “segurar”…

Leia mais

DESTITUIÇÃO PODE RUMAR AOS AREÓPAGOS INTERNACIONAIS

A UNITA (o maior partido da oposição que, a muito custo, o MPLA ainda permite em Angola) admitiu hoje levar o processo de destituição do Presidente angolano, general João Lourenço, aos organismos judiciais regionais e internacionais, pedindo resposta ao Tribunal Constitucional (TC) angolano sobre o seu “contencioso parlamentar” no âmbito desta acção. presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse hoje que o processo de acusação e destituição do Presidente angolano já dura há um ano e que este poderá ser levado às instituições internacionais. “Esperamos que o Tribunal Constitucional não…

Leia mais

EMPREGO? O QUE É ISSO?

A taxa de desemprego em Angola no segundo trimestre deste ano foi de 32,3%, melhorando 0,2 pontos percentuais face ao período homólogo, anunciou o Instituto Nacional de Estatística na segunda edição do Inquérito ao Emprego em Angola. taxa de desemprego é mais elevada para as mulheres (34,2%), comparando com os homens (30,2%), lê-se no relatório disponível no site do INE, que detalha que “a população desempregada foi estimada em 5.764.313 pessoas, sendo 2.617.381 homens e 3.146.932 mulheres”. No Inquérito ao Emprego em Angola, o INE refere ainda que a população…

Leia mais

UM DIA TALVEZ SEJAMOS UM… PAÍS

Angola encaixou 6,5 mil milhões de kwanzas (6,4 milhões de euros) em dividendos do Sector Empresarial Público, em 2023, mas desembolsou 207,5 mil milhões de kwanzas (204,8 milhões de euros), divulgou hoje o Governo. ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que discursava na abertura do Encontro do Sector Empresarial Público (SEP) para apresentação do Relatório Agregado do SEP 2023, referiu que este encaixe representou um aumento de 197,8% face ao valor recebido em 2022. “Entretanto, a diferença entre os valores encaixados e aqueles desembolsados pelo Estado, na ordem de…

Leia mais

GENTE PARA MORRER, RIQUEZAS PARA ROUBAR

Milhares de pessoas, entre as quais gente lusófona, morreram no ataque terrorista a Nova Iorque e a Washington em 11 de Setembro de 2001. Ainda se lembram? O Mundo parou para ver, lamentar e condenar. As televisões, sobretudo elas, mostraram até à exaustão imagens que revoltam todos aqueles que, por regra, têm sangue nas veias. Não era para menos. Por Orlando Castro cenário repete-se agora, entre muitos outros mais ou menos anónimos, com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia e pelos massacres de palestinianos por parte de Israel.…

Leia mais