UNITA APONTA MEDIDAS PARA ESTANCAR SURTO DE CÓLERA

O Governo Sombra da UNITA (GSU) instou hoje o governo angolano a comprometer-se com a materialização, dentre as distintas medidas apresentadas, a reformulação urgente do plano de distribuição de água potável face ao desenvolvimento epidemiológico do surto de cólera, cujo primeiro caso foi confirmado a 7 de Janeiro, quando já se tinham registados cinco óbitos e 25 casos suspeitos da doença. Por Berlantino Dário egundo o GSU, o país precisa urgentemente de um novo paradigma face às “condições precárias em que vive a grande maioria da população residente em zonas…

Leia mais

PORTUGAL LEGITIMA FRAUDE DA FRELIMO

Portugal vai legitimar a fraude eleitoral em Moçambique estando representado na posse de Daniel Chapo como novo Presidente de Moçambique pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, revelou fonte da Presidência da República Portuguesa. a sexta-feira, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que aguardava uma proposta do Governo português sobre uma eventual ida sua à posse de Daniel Chapo, possibilidade agora afastada. Agitação social, barricadas e pneus a arder, com a polícia a realizar disparos para dispersar manifestantes, voltaram esta manhã a algumas…

Leia mais

MAIS EM JUROS DA DÍVIDA DO QUE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

Angola, há 50 anos governada pelo MPLA, é um dos países africanos que gasta mais dinheiro a pagar os juros da dívida do que a investir na educação e saúde, diz o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA). Nada de novo, dirão – entre outras testemunhas oculares – os 20 milhões de pobres que existem no país. relatório sobre a Situação e Perspectivas Económicas para 2025, divulgado pelas Nações Unidas, revela que “em várias das maiores e mais populosas economias de África, incluindo Angola, Egipto, Gana,…

Leia mais

O MAIOR INIMIGO DO POVO ANGOLANO ESTÁ IDENTIFICADO

Os nossos políticos demonstram mais respeito por um aperto de mão europeu do que pela vida de um angolano. Enquanto o povo é tratado como inimigo, eles bajulam e imploram aceitação daqueles mesmos países que, com discursos hipócritas, fingem criticar. Essa submissão não é casual, mas reflecte uma mentalidade distorcida que privilegia interesses pessoais acima de tudo. Por Malundo Kudiqueba Assim, é importante deixar claro: os europeus não estão a forçar os políticos angolanos a maltratar o seu próprio povo. Joe Biden, Marcelo Rebelo de Sousa, Emmanuel Macron e outros…

Leia mais

CHISSANO QUER… MAIS DO MESMO

O ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, reconheceu que “há muitas coisas que não estão bem” no país, indicando que o Parlamento moçambicano deve contribuir na busca de soluções para pôr fim à crise pós-eleitoral. Confirma assim a tese de Venâncio Mondlane. oaquim Chissano disse à margem da tomada de posse dos 250 deputados: “Penso que há muita coisa a discutir, há muitas coisas que não estão bem no país, todos sabemos disso, então é preciso encontrar formas de encontrar soluções. Todo o debate deve ser à busca de soluções, recriminação,…

Leia mais

PACIENTES CONGOLESES PREJUDIADOS NAS CLÍNICAS NORTE-COREANAS POR NÃO FALAREM A LÍNGUA

PUBLICIDADE Vários pacientes congoleses e outros doentes que visitam ao longo dos dias algumas clínicas norte-coreanas localizadas em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, estão angustiados com as dificuldades linguísticas encontradas perante os profissionais de saúde afectos a estas formações durante as consultas médicas e outras entrevistas. Por Ndjibu Esta situação deplorável é o resultado de uma investigação levada a cabo pelos nossos jornalistas em algumas clínicas norte-coreanas que operam na capital congolesa para compreender o verdadeiro funcionamento destas estruturas médicas que operam no país, depois de terem registado…

Leia mais