O POVO QUE SE LIXE, ORDENA O FMI

Como dono financeiro do dono de Angola, o MPLA, o Fundo Monetário Internacional (FMI) avisou hoje que Angola tem de aprofundar os esforços de consolidação orçamental e combater as derrapagens orçamentais que surgiram desde o final do programa com o FMI, em 2021. Ou seja, mais austeridade para os mesmos de sempre, o Povo. a análise do FMI à economia de Angola pode ler-se que “os esforços de consolidação orçamental diminuíram e os amortecedores construídos durante o Programa de Financiamento Ampliado, de 2018 a 2021, estão a ser corroídos por…

Leia mais

ALIMENTOS SAUDÁVEIS NAS… LIXEIRAS

O Executivo angolano (do MPLA há 50 anos) lançou a nova (isto é como quem diz!) Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSAN II), com o objectivo de garantir a disponibilização e o acesso equitativo a alimentos saudáveis em todo o território nacional. Os 20 milhões de pobres perguntam se nos locais onde muitos se alimentam, as lixeiras, também está garantida uma alimentação saudável? documento, publicado no Decreto Presidencial n.º 47/25 de 18 de Fevereiro, responde aos desafios actuais, como os impactos das alterações climáticas, a volatilidade dos preços…

Leia mais

GOVERNO ABANDONOU ESTUDANTES NO ESTRANGEIRO

A comunidade estudantil angolana em Lisboa e Espanha, manifestamente preocupada com as condições de abandono dos estudantes que correm o risco de não terminar o mestrado e o doutoramento, endereçaram um pedido de intervenção urgente à Casa Civil do Presidente da República, com conhecimento à Procuradoria-Geral da República e à Inspecção-Geral da Administração do Estado. is, na íntegra, o conteúdo desse dramático apelo: «Viemos, por meio desta, expor uma situação alarmante e solicitar medidas urgentes para resolver as graves irregularidades que afectam estudantes bolseiros, principalmente em Portugal, onde esquemas fraudulentos…

Leia mais

O VALOR DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NOS TEMPOS DE HOJE E OS NOVOS RUMOS

Nos dias que correm, mais do que nunca, a educação escolar tem sido debatida e questionada em diversas esferas da sociedade. Se há algumas décadas, um diploma escolar representava uma espécie de “passaporte” para um futuro promissor, nos tempos actuais, a relação entre a educação formal e o sucesso profissional e pessoal tem-se tornado cada vez mais complexa. Por Elisandro Luís Fernando (*) sociedade contemporânea é marcada por um ritmo acelerado de mudanças, especialmente no campo da tecnologia e da informação. Num mundo onde a inovação constante gera novas formas…

Leia mais