A VERGONHOSA LATA DA SEITA DO MPLA

O MPLA (a seita que está no Poder há 50 anos) considerou hoje que o desenvolvimento de Angola só será pleno com a erradicação da pobreza e a garantia do acesso, de cada cidadão, em todo o país, à saúde, educação e um futuro melhor. E então, onde fica a tese de João Lourenço de que “o MPLA fez mais em 50 anos do que os portugueses em 500”? Por Orlando Castro egundo a seita liderada por João Lourenço, a paz conquistada com diálogo e perseverança foi o alicerce da…

Leia mais

JOVENS DE ELEVADO POTENCIAL, DIZ JOÃO LOURENÇO

O Presidente do MPLA, nas vestes – por inerência – de Presidente da República, general João Lourenço, descobriu a pólvora e afirmou hoje que a juventude tem “um grande potencial para servir o país”, ao conferir posse ao novo ministro de Estado e chefe da Casa Civil e da Administração do Território. ionísio Manuel da Fonseca passa a partir de hoje a exercer funções como ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, em substituição de Adão de Almeida, enquanto o seu anterior cargo de ministro…

Leia mais

URSULA, COSTA E JOÃO NA CIMEIRA DA UA-UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o líder do Conselho Europeu, António Costa, vão juntar-se em Luanda ao Presidente do MPLA que, na circunstância, usará por inerência a “farda” de Presidente de Angola, que detém a presidência rotativa da União Africana, na cimeira dos dois blocos. 7.ª Cimeira UA-UE terá lugar na próxima nos próximos dias 24 e 25, reunindo chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Africana (UA) e da União Europeia (UE) “para reafirmar a sua parceria de longa data e…

Leia mais

OGE-2026 E AS COUVES PLANTADAS COM A RAIZ PARA CIMA

A UNITA (o maior partido da oposição que, a muito custo, o MPLA ainda permite) disse hoje que o Orçamento Geral do Estado 2026 angolano apresenta previsões de crescimento “vazias e irrealistas” e que em 50 anos de independência o MPLA (no poder há meio século) ofereceu à população uma “mão cheia de nada”. ara a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2026, que deveria ser a bússola das finanças públicas (caso Angola fosse…

Leia mais

JUSTIÇA (DO MPLA) ABSOLVE E ELOGIA KOPELIPA

O Tribunal Supremo de Angola (do MPLA) destacou hoje o “contributo relevante” que o arguido general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, hoje absolvido, deu à nação angolana do MPLA, esperando ver doravante “os seus feitos para o engrandecimento do país”. juíza relatora deste julgamento, Anabela Valente, dirigiu esta mensagem no final da leitura do acórdão que absolveu Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e condenou Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, ambos generais e homens de confiança do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos (já falecido), tendo sido igualmente…

Leia mais

MENTECAPTOS, CABRAS E AS VELHAS FERIDAS QUE NUNCA MORREM

Na última semana, Angola e Portugal voltaram a encontrar-se naquele terreno pantanoso onde a política se confunde com memória, ressentimento e uma pitada generosa de espectáculo. André Ventura, na sua vocação habitual de incendiário, pegou no discurso do Presidente angolano e transformou-o num pretexto para nova exibição de bravura populista. Ernesto Bartolomeu, símbolo de décadas de “Boa noite, está a começar o Telejornal”, não deixou barato e devolveu-lhe um contundente “mentecapto” e “se vencer as eleições, vai governar as cabras da Beira Alta e Beira Baixa”. Por Mwata Santos foi…

Leia mais

QUEM MOLDOU A NOSSA FORMA DE PENSAR E QUEM LUCRA COM ISSO?

Há algo inquietante na forma como fomos moldados a pensar e agir. Essa inquietação acompanha-me há anos, especialmente quando observo o modelo de formação académica — sobretudo nas áreas da saúde. Afinal, quem decidiu o que devemos aprender? Quem escolheu as disciplinas que moldam a nossa visão de mundo? Por Mauro Saraiva Falcão (*) uando questionei professores universitários, descobri que não eram consultados sobre a construção das grades curriculares. As decisões vêm de cima: coordenação, conselhos profissionais, ministérios — todos alinhados a directrizes que não nasceram aqui. Então surge a…

Leia mais

OMS ANUNCIA FIM DO SARAMPO E RUBÉOLA EM CABO VERDE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a eliminação do sarampo e rubéola em Cabo Verde, Maurícias e Seicheles, primeiros países subsarianos a alcançar este marco. certificação foi verificada “por comissões independentes” que se reuniram no final de outubro, explicou Mohamed Janabi, director regional da OMS para África, em conferência de imprensa realizada através da Internet. Ainda assim, há sempre “riscos de importação”, pelo que é preciso manter “a vigilância, detecção rápida e capacidade de resposta” em cada país, disse. A OMS mantém o objectivo de conseguir eliminar as…

Leia mais

LONDRES AMEAÇA RESTRINGIR VISTOS A ANGOLANOS

O Reino Unido ameaçou hoje restringir a concessão de vistos a Angola e outros dois países africanos que acusa de não cooperarem suficientemente para readmitir os seus cidadãos em situação irregular. egundo o Ministério do Interior britânico, é “inaceitável” a fraca cooperação de Angola, Namíbia e República Democrática do Congo em matéria de expulsões de imigrantes em situação ilegal no Reino Unido. O secretário de Estado para o Asilo e a Segurança das Fronteiras, Alex Norris, advertiu que estes três países “têm um mês” para melhorar a situação, em entrevista…

Leia mais