UNITA “EXIGE FIM IMEDIATO” DO CONFLITO EM CABINDA

A UNITA (o maior partido da oposição que, a muito custo, o general João Lourenço ainda permite) anunciou que vai submeter ao Parlamento (do MPLA) um projecto de resolução para “exigir o fim imediato e incondicional das hostilidades militares” na “província” angolana de Cabinda e “início imediato das negociações de paz”. grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola sustenta que a sociedade civil de Cabinda, os movimentos reivindicativos e a população querem e defendem o diálogo inclusivo para a resolução do problema político-militar e histórico de…

Leia mais

CONDECORAÇÕES “MADE IN” MPLA

O Presidente do MPLA, que por inerência também é Presidente da Re(i)pública de Angola, anunciou hoje que vai entregar na sexta-feira, 4 de Abril, feriado que celebra o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, as primeiras das 247 condecorações de personalidades que deram “um contributo indelével” ao reino do MPLA. s medalhas pretendem – diz a propaganda do re(i)gime – reconhecer os feitos daqueles que, “em circunstâncias difíceis e perigosas, sem esperar por qualquer tipo de vantagem imediata ou recompensa, levaram a cabo acções que contribuíram não só para…

Leia mais

LUENA? SIM. KAUANGO? TAMBÉM

A imprensa nacional e do regime do MPLA, bem como a imprensa internacional (nomeadamente a portuguesa), submissas (há 50 anos) ao regime do MPLA, continua a ter memória curta e, por isso, esquece aquele que foi o primeiro Acordo de Paz, assinado entre as tropas da UNITA e do Governo, a 19 de Maio de 1991, e pelo jornalista William Tonet que mediou as negociações. Foi no Alto Kauango e antecedeu o Acordo de Bicesse. Por Orlando Castro Acordo do Alto Kauango foi um acordo importante entre angolanos. William Tonet,…

Leia mais

FARSA SEGUE DENTRO DE… MOMENTOS

O Tribunal Supremo de Angola suspendeu hoje a quinta sessão de julgamento em que são arguidos os generais “Kopelipa” e “Dino”, devido à ausência da também acusada China International Fund (CIF) Angola, que nunca compareceu em tribunal. a sessão de hoje, a juíza do colectivo Anabela Valente voltou a notar a ausência desta empresa, depois de já ter sido notificada na semana passada a comparecer em tribunal e a constituir mandatário. Segundo a juíza, não querendo a empresa constituir mandatário, o tribunal vai indicar um defensor oficioso, para se regularizar…

Leia mais

A CÓLERA É O MPLA, O MPLA É A CÓLERA

Angola, aquele reino comprado a Portugal há 50 anos pelo MPLA, reportou mais 511 casos de cólera nos últimos três dias, dos quais 27 fatais, estando agora a província de Benguela no epicentro da doença, segundo os boletins epidemiológicos no Ministério da Saúde. esde o início do surto, a 7 de Janeiro, foram registados 9.785 casos e 383 óbitos, com uma taxa de letalidade de 3,9%, acima do padrão. A maioria dos novos casos têm sido reportados em Benguela, Cuanza Norte e Luanda. Nas últimas 24 horas receberam alta 83…

Leia mais