LUANDA, UMA PARA MIM OUTRA PARA TI

A recente proposta do MPLA de dividir Luanda em duas províncias, cada uma com seu próprio governador – um do MPLA e outro da UNITA – tem gerado muita discussão. Por trás dessa iniciativa convencional muitos desconfiam de ser uma estratégia política bem calculada. Por Malundo Kudiqueba m dos argumentos de defesa que o MPLA apresenta para justificar o seu projecto são os 12 milhões de habitantes residentes em Luanda. O comentador residente da TV ZIMBO, Bali Chionga tem sido um dos grandes defensores deste projecto. A forma simplista e…

Leia mais

JOVENS ASSUMEM A REVOLTA NO QUÉNIA

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas hoje durante um protesto contra o Governo no Quénia, em Nairobi, após os manifestantes terem ultrapassado os bloqueios da polícia e terem entrado no Parlamento, onde um edifício começou a arder. Meia-irmã de Barack Obama entre os feridos. Comissão Queniana dos Direitos do Homem (KHCR) declarou, em comunicado, que viu a polícia “disparar sobre os manifestantes, (…) matando alguns deles”. Foram vistos “vários corpos inconscientes deitados em poças de sangue nos arredores do Parlamento, onde um edifício estava a…

Leia mais

BULDÓZERES (MILITARES) ALARGARÃO A PICADA

O jurista Rui Verde defende que o MPLA, partido no poder em Angola há 49 anos, “chegou ao fim da linha” e deve aproveitar o congresso extraordinário para se “refundar”, sob pena de perder as eleições em 2027. Mas será que há algum tipo de refundação que ensine os jacarés a serem vegetarianos? Por Orlando Castro ui Verde, que comentou, em declarações à Lusa, o anúncio do MPLA sobre a realização de um congresso extraordinário, em Dezembro deste ano, disse que este deverá ser um momento de “refundação do partido”,…

Leia mais

(SUPOSTO) COMBATE À CORRUPÇÃO PIOROU TUDO

O MPLA liderado por João Lourenço, superiormente coadjuvado na Presidência da República porJoão Lourenço tem o pior programa económico de que há memória, nos últimos 49 anos de poder ininterrupto. Por William Tonet estrela lourencista, feliz ou infelizmente, em Junho de 2024, interna e externamente, já não brilha. Apagou-se. Definitivamente! Na mesma proporção, os “boquets de ilusão”, que repousavam nos “vasos mentais” de franjas do MPLA e bases aliadas são jogados, convictamente, para os contentores de lixo. A imagem pálida, exibida, pelo presidente do MPLA, no dia 21.06.24 e o…

Leia mais

MELHOROU O INDICADOR DO CLIMA ECONÓMICO

A melhoria da confiança, essencialmente dos empresários da indústria transformadora, influenciou o aumento para 11 pontos do Indicador do Clima Económico angolano no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). s dados são citados numa análise do Banco Millennium Atlântico, feita a partir da Folha de Informação Rápida sobre a Conjuntura Económica às Empresas, na qual o Instituto Nacional de Estatística revela que o referido indicador registou um aumento de três pontos em relação aos últimos três meses de 2023. O estudo indica que o…

Leia mais