MPLA MANTÉM A PENA DE MORTE

O arcebispo angolano do Lubango, Gabriel Mbilingue, disse hoje que “aumenta assustadoramente” o fosso entre ricos e pobres “que se socorrem do lixo” em busca de “qualquer coisa para enganar o estômago”. Parabéns senhor general João Lourenço, ilustre Presidente da República, Presidente do MPLA, Titular do Poder Executivo e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. Por Orlando Castro (*) e acordo com o arcebispo católico, que falava na província do Huambo, na abertura da 11ª Assembleia Nacional da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, as constatações feitas há oito anos…

Leia mais

A CASA DO FUNDO  OU O FUNDO DA CASA?

A inflação em Angola voltou a subir em Junho, pela 14ª vez consecutiva, atingindo uma variação homóloga de 31%, estimulada sobretudo pela subida dos preços na alimentação e bebidas. Trata-se do nível mais elevado desde Maio de 2017 e representa um acréscimo de 19,75 pontos percentuais em relação à taxa observada em igual período do ano anterior. ntretanto, o economista angolano Wilson Chimoco defendeu hoje uma posição “mais energética” do Banco Nacional de Angola (BNA) para conter o aumento de preços no país, onde a inflação atingiu os tais 31%,…

Leia mais

O ENSINO E A PRÁTICA DA ECONOMIA

Desde os tempos coloniais até à era pós-independência, Angola tem sido palco de diversas experiências económicas. Do mercantilismo colonial ao socialismo pós-independência, e agora uma economia que se quer de mercado em desenvolvimento, o país tem testemunhado em primeira-mão as limitações de se aplicar teorias económicas de forma dogmática. Por Agostinho Mateus (*) as universidades angolanas, ainda se ensina economia como se Adam Smith, David Ricardo ou John Maynard Keynes tivessem as respostas definitivas para os desafios económicos do país. Embora esses pensadores tenham oferecido contributos valiosos, suas teorias foram…

Leia mais

CNE DA FRELIMO CHUMBA MONDLANE

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) moçambicana (certamente depois de auscultar a sua congénere do MPLA) excluiu a Coligação Aliança Democrática (CAD), que apoia a candidatura presidencial do político Venâncio Mondlane, das eleições gerais de Outubro, por não reunir os requisitos legais. u seja. “São rejeitadas as listas plurinominais fechadas de candidaturas da Coligação Aliança Democrática em decorrência de não reunir os requisitos legais estatuídos para a apresentação de candidaturas, o que resulta nulidade do processo da sua candidatura”, afirmou Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, ao ler a deliberação, por…

Leia mais

JOÃO LOURENÇO É UM PRESIDENTE MUITO “AGARRADO”

Eduardo dos Santos mandava organizar maratonas de bebida e comida, e os seus comícios eram muito concorridos. Contavam com a presença de membros do MPLA, da sociedade civil e até de membros da UNITA, que aproveitavam a desorganização e acabavam por participar sem problemas nos comícios e eventos do MPLA. Esse ambiente festivo e inclusivo contribuía para a popularidade de Eduardo dos Santos, criando uma percepção de proximidade entre o governo e o povo. Por Malundo Kudiqueba este contexto é importante reconhecer que até os membros da UNITA apanhavam a…

Leia mais