O vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) destacou hoje o crescimento de cerca de 10% das exportações nos primeiros cinco meses deste ano para Angola, comparativamente ao período homólogo, “um sinal evidente” da dinâmica das relações. uís Ceia disse, em declarações à Lusa, que este é o 13.º ano consecutivo que a AEP participa da 40.ª edição da Feira Internacional de Angola (Filda), que começou hoje e decorrer até domingo, na província de Icolo e Bengo, com 15 empresas presentes das áreas de metalomecânica, produtos alimentares, construção, entre outras.…
Leia maisDia: 22 de Julho, 2025
ANGOLA E A ADMINISTRAÇÃO TRUMP
Com o regresso de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, Angola encontra-se perante um dilema estratégico que exige uma abordagem realista e desprovida de ilusões. A relação entre os dois países, que conheceu avanços significativos durante a administração Biden — nomeadamente com o investimento no Corredor do Lobito e o reconhecimento de Angola como parceiro estratégico[1] — está agora sujeita à lógica transaccional e imprevisível que caracteriza o estilo político de Trump. A ausência de uma estratégia americana para África É fundamental reconhecer que os Estados Unidos, sob Trump,…
Leia maisNAS “BOAS” CONTAS DO MPLA, ECONOMIA CRESCEU 4,4% EM 2024
O ministro de Estado para a Coordenação Económica angolano, José de Lima Massano, destacou hoje o crescimento de 4,4% da economia de Angola, em 2024, com contributos crescentes de sectores não petrolíferos, admitindo que há ainda desafios “exigentes” na diversificação da economia. osé de Lima Massano discursava na abertura da 40.ª Feira Internacional de Angola (Filda), que decorre até domingo na província de Icolo e Bengo, e conta com 2.194 participações directas e indirectas e a presença de 18 países, entre os quais Portugal, com 15 empresas a exporem os…
Leia maisLIDERANÇA POLÍTICA E ASSOCIATIVA DE CABINDA
Para aprofundar o meu ponto de vista e desenvolver esta afirmação que é crucial, em relação à actual situação política e associativa do território que já está a ser assaltado por operações de charme eleitoral por parte de actores de partidos políticos angolanos, gostaria, em primeiro lugar, de desenvolver o que me surpreende na elite política e associativa angolana. Por Osvaldo Franque Buela (*) u já havia publicado aqui, no espaço “opinião” deste grande jornal (Folha 8, é claro!) que dá voz aos que não têm voz, no dia 24…
Leia maisÁGUA E SANEAMENTO URBANO EM ANGOLA
“Antes deste apoio, tínhamos muitas dificuldades em aceder à água. Costumávamos ir buscá-la ao rio. Era muito longe para nós e sofremos de muitas doenças. Mas agora, desde que temos água disponível para todos, a cólera diminuiu significativamente, e as infecções também diminuíram muito, por isso estou muito grata”, conta Clementina Artur, mostrando o impacto real da intervenção transformadora do Banco Africano de Desenvolvimento na vida das pessoas, com o Projecto de Apoio Institucional e à Sustentabilidade do Abastecimento de Água e Saneamento Urbano, que começou em 2015 e será…
Leia mais