NA SAÚDE CONTINUAMOS (MENOS) MAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que Angola reduziu a mortalidade neonatal de 24 para 16 mortes por 1.000 nados vivos e a mortalidade infantil de 44 para 32 mortes por 1.000 nados vivos. Apesar disso, a ONU gostava (e os angolanos também) que o reino fosse um país sério a caminho de ser um Estado de Direito. ngola reduziu também a mortalidade de menores de 5 anos de 68 para 52 mortes por 1.000 nados vivos, com a OMS a considerar que subsistem no reino do MPLA…

Leia mais

JÁ ESTAMOS EM ABRIL, SÍLVIA LUTUKUTA!

“A meta é antes de Março ter este surto controlado, porque com altas quedas pluviométricas como tem acontecido no mês de Março e Abril o risco é ainda maior. Mas temos fé que vamos conseguir”, garantiu a Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, em Janeiro deste ano. Três meses depois o surto de cólera evoluiu para epidemia com 10.949 infecções e 408 mortos em quase todo o país. Por Geraldo José Letras Folha 8 cumpre o dever patriótico de avisar a Ministra da Saúde que já estamos em Abril, mês que…

Leia mais

CADA UM TEM OS SEUS GOEBBELS

O Projecto de Decreto Presidencial que aprovou o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo (PNCIE 2024-2027) foi apreciado pelo Presidente da República, general João Lourenço, e mereceu o aval do Presidente do MPLA e do Titular do Poder Executivo. Por Orlando Castro egundo o MPLA, é um instrumento estratégico de apoio à gestão da coisa pública e visa a implementação de um conjunto de tarefas, acções, tácticas de comunicação política e de comunicação estratégica, com objectivo de conquistar mercados e financiamentos orientados para a diplomacia económica, reforçar o posicionamento…

Leia mais

TACHOS COMO “MOEDA DE TROCA”

A “moeda de troca” é um conceito fundamental no âmbito das transacções comerciais e financeiras, sendo um recurso que permite a troca de bens e serviços de forma mais eficiente… Mas este conceito aplica-se cada vez mais na política. Este é um texto de ficção, ou nem tanto. Se calhar é também ele uma “moeda de troca”… Por Orlando Castro o contexto jurídico, a “moeda de troca” pode ser entendida como qualquer activo que seja aceite como forma de pagamento ou compensação numa negociação. Este conceito é amplamente utilizado em…

Leia mais

NÃO SE SERVE A NAÇÃO COM RANCOR

O Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, manifesta intenção de substituir Pedro Gonçalves por Luís Aires no comando técnico dos Palancas Negras, alegando desagrado com a anterior direção do órgão reitor da modalidade em Angola. Jornalistas e a família desportiva nacional reprovam a intenção baseada em questões pessoais. Por Geraldo José Letras “Sempre considerei que decisões impulsivas e baseadas em questões pessoais, podem prejudicar não apenas o presente da selecção mas também o seu futuro. A estabilidade deve ser a chave para a gestão da selecção, e…

Leia mais

PAZ PODRE NÃO É PAZ,  É GUERRA!

Eu, no singular, fui parido neste chão. Num chão local. Identitário. Gerado do amor cruzado de dois reinos (micro nações) fortes e vigorosos: Kongo (mãe) e Tchokwe (pai), com as secundinas a serem, imaterialmente, depositadas no reino Ovimbundu. Por William Tonet as veias dos progenitores corr(e)ia, o legado da resistência dos antepassados contra o jugo colonial português, que pela nau de Diogo Cão, não se sabe se acompanhado de alguma cadela, desembarcou, não em Angola, mas no Reino do Kongo, no porto de Pindi. Fê-lo em nome de uma paz,…

Leia mais