ANGOLA DO MPLA É UMA FALÁCIA COMPLETA!

A deputada do MPLA Lurdes Caposso Fernandes disse que Angola não pode ser um país de falácias. Mas olhe que é! Verdade, verdadinha! E o seu partido é o principal responsável por esta pouca vergonha institucionalizada. A Angola do MPLE é uma falácia completa! Por Carlos Pinho (*) eja só algumas notícias mais recentes cujos títulos em páginas da internet angolanas eu recolhi. São cabeçalhos das últimas semanas: – Finanças pede a ex-presidente do TC que devolva carro e casa; – MPLA recomenda divisão da província de Luanda; – PR…

Leia mais

NOBEL DA SABUJICE PARA RAMOS-HORTA!

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, cujo quociente de inteligência nunca foi alto, tem vindo a deteriorar-se com a idade. Hoje, em Luanda, deu mais uma prova disso mesmo ao afirmar que Angola (o MPLA) merecia o Prémio Nobel da Paz. Já em 2007 o ex-primeiro-ministro timorense e secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, acusou José Ramos-Horta de (entre outros mimos) ser um “ditador” e de “não ter capacidade” para gerir os problemas do país. Por Orlando Castro (*) e acordo com José Ramos-Horta, Angola e Moçambique são grandes exemplos de…

Leia mais

SUPREMO CONFIRMA CONDENAÇÕES NO CASO “500 MILHÕES”

O Tribunal Supremo de Angola considerou que as inconstitucionalidades suscitadas no caso conhecido como “500 milhões” estão “expurgadas” e manteve a condenação dos arguidos, entre os quais um filho do ex-Presidente José Eduardo dos Santos. acórdão do plenário do Tribunal Supremo (TS), em que dois juízes votaram vencidos, foi hoje divulgado no site da instância superior, cerca de dois meses depois do Tribunal Constitucional angolano ter declarado a inconstitucionalidade do acórdão que condenou, entre outros, José Filomeno dos Santos “Zenu”, por violação dos princípios da legalidade e do contraditório, do…

Leia mais

“A PARTIR DE AGORA NÃO TEMOS DESCULPAS”

A propósito da visita de José Ramos-Horta, Presidente de Timor-Leste, a Angola, que o Folha 8 noticiou ontem com o título “Bajulação acéfala e invertebrada”, sem alterar uma vírgula, apenas recordando que as palavras voam mas os escritos são eternos, reproduzo uma entrevista que fiz a Xanana Gusmão, publicada em 13 de Fevereiro de 1999 no Jornal de Notícias (Portugal). Por Orlando Castro ornal de Notícias – O presidente Habibie admite a independência de Timor-Leste ainda este ano. Acredita nisso? Xanana Gusmão – Acredito. O Governo indonésio está a levar…

Leia mais

QUANDO A LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO É… CRIME

Sou um homem de esquerda social, defensor da economia de mercado, mas, também, do controlo do Estado na economia, enquanto maior promotor do desenvolvimento educativo, industrial, económico e agro-pecuário, comprometido com a transformação das riquezas internas e com um plano económico e social assente no bem estar da maioria pobre. Por William Tonet actual política económica neoliberal do Titular do Poder Executivo é ruim, desajustada, com laivos de criminalidade contra os pobres. Ela é defensora acérrima dos interesses dos bancários, dos “milionários – partidocratas” e do capital externo, ancorado na…

Leia mais