AS AMBIÇÕES NUCLEARES DA COREIA DO NORTE E O PREÇO PAGO PELO SEU POVO

A Coreia do Norte chocou recentemente a comunidade internacional ao ter alegadamente enviado tropas para a Rússia no meio da guerra em curso na Ucrânia. Embora a escala exacta e o papel destes soldados permaneçam obscuros, os especialistas sugerem que o envolvimento norte-coreano poderá ter um impacto significativo tanto na guerra da Rússia e a Ucrânia como na dinâmica de segurança na Península Coreana. Este destacamento realça a persistente priorização dos objectivos militaristas por parte do regime em detrimento do bem-estar do seu povo, levantando questões críticas sobre os abusos…

Leia mais

SE NECESSÁRIO, MPLA JÁ TEM PARCEIRO DE COLIGAÇÃO

O coordenador-geral da comissão directiva provisória do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, disse hoje que, nas eleições de 2027, o partido, que terá o seu congresso constitutivo em 2025, será “Governo ou parte do Governo” do país. Se for necessário, o MPLA já encontrou o parceiro para uma coligação. bel Chivukuvuku dirigia-se aos 270 membros das estruturas nacionais intermédias e de base, que participaram na segunda reunião ordinária da comissão directiva provisória do PRA-JA Servir Angola, partido legalizado a 7 de Outubro deste ano pelo Tribunal Constitucional, de acordo com…

Leia mais

BRASIL ACEITA SER PAI, ENTEADO NÃO!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) pediu hoje ao Governo angolano “tratamento diferenciado” das empresas brasileiras em Angola, para ajudar a desenvolver o sector agro-pecuário no país há 49 anos dominado pelo regime do MPLA, lamentando dificuldades de alguns empresários. egundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o Brasil, sob a liderança de Lula da Silva, “está de regresso a África e a Angola para ajudar no seu desenvolvimento”, sobretudo com a sua vasta experiência no sector agro-pecuário e na formação de cooperativas. “Precisamos trazer as…

Leia mais

OS FILHOS, OS ENTEADOS E OS ESCRAVOS

No âmbito da política oficial da família real, o Plano de Acção para Angola da campanha “Somos Todos Iguais” foi ontem apresentado em Luanda, com o propósito de contribuir para a educação sobre a igualdade de género, capacitar, informar e defender a implementação de um sistema eficaz de prevenção da violência. Além disso, pretende criar um sistema de apoio multissectorial para o acompanhamento eficaz das vítimas. Plano de Acção contém ainda, segundo o cardápio da propaganda oficial, acções que abrangem vários domínios, como sensibilização, capacitação, fortalecimento das redes de protecção…

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE DO OGE25

Usaremos as abreviaturas Execução24, OGE24 e OGE25 e RF25 quando nos referirmos à execução orçamental de 2024, aos orçamentos de 2024 e 2025 e ao Relatório de Fundamentação do OGE de 2025, respectivamente. Medido em Kwanzas de 2025 (comparando o OGE25 com a Execução24 inflacionada da taxa média de inflação de 2025), o crescimento do PIB é de -5,1%, com -17,4% no petrolífero e de -0,1% no não-petrolífero! É sobre estes pressupostos e não sobre os do crescimento em volume que se deve basear a receita e despesa do Estado.…

Leia mais

O CORREDOR DO LOBITO E A ALDRABICE DO MPLA

Ao contrário dos arautos do regime que propalam a mentira de que o MPLA é Angola e de que Angola é (d)o MPLA, não tenhamos medo da verdade. Vejamos, por exemplo, o que sobre o Corredor do Lobito escreve Paulo Lukamba Gato. Por Orlando Castro «Tudo visto, ponderado e com as devidas distâncias dos factos, podemos hoje concluir o seguinte: Que sobre o estratégico Corredor do Lobito não há nada de novo. Desde a sua concepção, desenvolvimento e conclusão, o Corredor do Lobito sempre foi um projecto operado por europeus.…

Leia mais

(MAIS UMA) PRENDA PARA A CORRUPÇÃO

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai dar um milhão de dólares a Angola (aos dirigentes do MPLA, traduza-se) para criar uma unidade que permita replicar o modelo seguido no Corredor do Lobito. ê-se num comunicado distribuído em Luanda que “o Ministério dos Transportes de Angola e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) assinaram, em Luanda, um Memorando de Entendimento que visa fortalecer as capacidades do sector dos transportes e das infra-estruturas, através de uma parceria estratégica que inclui a doação de…

Leia mais