“MESTRE DOS BATUQUES” NUMA OUTRA ANGOLA

O escritor angolano José Eduardo Agualusa descreve o seu novo livro “Mestre dos batuques”, que lança em 25 de Outubro, em Portugal, como “alternativa” à história oficial da colonização numa Angola que “são muitos países, muitas nações”. gualusa, em entrevista à Lusa, em Maputo, com ta que, “de certa maneira é um falso romance histórico, na medida em que acompanha a história de Angola até um certo ponto, e a partir dali é uma outra história (…) Tem uma história alternativa, o Reino do Bailundo, que nunca chega a submeter-se…

Leia mais

105 QUILÓMETROS ASFALTADOS NA ESTRADA PARA O PARAÍSO

Nos últimos 12 meses, foram asfaltados cerca de 105 quilómetros de estradas nas províncias do Bengo, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire, totalizando 26.605 quilómetros de estradas asfaltadas no país, informou o general João Lourenço, Presidente da República, retirando protagonismo mediático ao Presidente do MPLA (João Lourenço) e ao Titular do Poder Executivo (João Lourenço). Apesar disso “continuam” amigos como dantes… a sua Mensagem sobre o Estado do Reino, lida na Assembleia Nacional do MPLA, em Luanda, João Lourenço disse ainda que foram instalados 268…

Leia mais

SODIAM ARRECADA 12 MILHÕES DE EUROS EM DIAMANTES

A diamantífera estatal angolana (do MPLA) Sodiam arrecadou 12,9 milhões de dólares (11,9 milhões de euros) com a venda de 44 diamantes, avaliados num total de 1.493 quilates. egundo um comunicado da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), as 44 pedras licitadas na quarta-feira eram provenientes das minas de Somiluana, Lulo, Kaixepa, Tchegi, Chitotolo, Luele e Catoca, tendo participado no leilão 37 empresas internacionais. As sessões de avaliação decorreram entre 7 e 15 de Outubro, nas instalações da Sodiam, sendo as licitações submetidas por via electrónica. No…

Leia mais

NOBEL DA DEMAGOGIA PARA O GENERAL

O Governo do MPLA (no Poder em Angola há 49 anos) diz pela milionésima vez que vai mobilizar mais recursos no Orçamento Geral do Estado de 2025 para que, de forma progressiva, todas as crianças que estão no sistema público de educação (mais de cinco milhões estão fora) possam beneficiar da merenda escolar, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar. A garantia é do general João Lourenço, Presidente da República, Presidente do MPLA e Titular do Poder do Executivo, cargos inerentes ao facto de ser o único proprietário do reino.…

Leia mais

PARA JÁ, CHIVUKUVUKU JUNTA-SE AO FOLCLORE

O Presidente angolano, João Lourenço, nomeou o líder do recém-legalizado partido PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, como conselheiro da República, por existir uma vacatura, segundo uma nota divulgada na página de Facebook da presidência angolana. ste órgão colegial consultivo (folclórico) do Chefe de Estado integra a Vice-Presidente da República, a presidente da Assembleia Nacional, o Procurador-Geral da República, os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar, a vice-presidente do MPLA e entidades da sociedade civil, como o jornalista Ismael Mateus, recentemente falecido. Abel Chivukuvuku, ex-militante da UNITA (maior partido da…

Leia mais

TENTATIVA DE ASSASSINATO OU PROCURA DE PROTAGONISMO?

Na verdade, tendo em conta as actividades políticas e militares da FLEC-FAC, não fiquei surpreendido ao ler um tweet do “jornal” Club K de 10 de Outubro sobre um projecto, ou tentativa, de assassinato do porta-voz da FLEC-FAC, Jean Claude Nzita, no qual denuncia ameaças e planos de assassinato por parte do Serviço de Inteligência Externa SIE de Angola na pessoa do seu director Matias Bertino Matondo. Por Osvaldo Franque Buela os tempos actuais e sempre, nunca estive em condições de descurar que nós, Cabindenses, somos alvos sobre os quais…

Leia mais