O general João Lourenço, aproveitando a sua presença em terras norte-americanas na qualidade de Chefe de Estado, e na companhia do Presidente do MPLA, do Titular do Poder Executivo e do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas (para mostrar a vitalidade da democracia angolana), manteve um encontro com os mais altos executivos dos EUA, no quadro de uma mesa redonda voltada para as oportunidades de negócios em Angola. “Eu sou o tal”, terá comentado o ego do nosso general… Por Orlando Castro esta comitiva do que de mais alto nível tem a…
Leia maisDia: 24 de Setembro, 2024
BISPOS PREGAM NO DESERTO
O presidente da conferência dos bispos católicos, o arcebispo angolano José Manuel Imbamba, defendeu hoje a necessidade de Angola soltar a política e inteligências das “amarras e artimanhas partidárias (…), à porta dos 50 anos de independência”, convidando os políticos a “nunca romperem” o diálogo. Recorde-se que, em Angola, diálogo tem diversos significados. No caso do MPLA, no Poder há 49 anos, significa “nós decidimos e vocês falam”. arcebispo José Manuel Imbamba pergunta: “À porta dos 50 anos de independência, não é chegada a hora de soltarmos a política e…
Leia maisÁFRICA E A CAIXA DE PANDORA DA ONU
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, defende a entrada de dois países africanos para o Conselho de Segurança da ONU como membros permanentes, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel. aulo Rangel falava aos jornalistas à margem de um almoço com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), levado a efeito no âmbito da 79.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Portugal, que é candidato a um lugar não-permanente no Conselho de Segurança da ONU em 2027-28, tem defendido uma reforma que…
Leia maisINCOMPETÊNCIA DO MINISTRO DE ESTADO LEVA CENSO AO FRACASSO
Atrasos na assinatura de despachos pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República e Coordenador da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação 2024, Francisco Pereira Furtado, estão na base dos problemas técnicos e logísticos observados nas operações de campo aos agregados familiares pelos 92 mil profissionais supervisionados pelo (INE) Instituto Nacional de Estatística. A situação que se vive na Casa Militar do Presidente da República chega ao Folha 8 de fontes ligadas à Comissão Multissectorial de Apoio à…
Leia mais