UM FIASCO CHAMADO EFACEC

O ministro português da Presidência, António Leitão Amaro, manifestou-se hoje convicto de que a entrada do Estado na Efacec e o processo de privatização da empresa vão ser alvo de uma grande e atenta discussão pública. uestionado sobre a auditoria à Efacec que está a ser feita pelo Tribunal de Contas, o ministro referiu que o Governo teve conhecimento de uma versão preliminar do relatório, mas que não se vai pronunciar, porque o processo [de auditoria] continua. Porém, afirmou, “do que se sabe sobre o processo da entrada do Estado,…

Leia mais

567 MORTOS NA ÚLTIMA ÉPOCA CHUVOSA

Angola registou na época chuvosa 2023/2024 um total de 567 mortos, mais 175 do que no período anterior, números que preocupam as autoridades angolanas, disse hoje o comandante nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. Manuel Lutango falava hoje à imprensa no final da reunião ordinária da Comissão Nacional de Protecção Civil, orientada pelo seu coordenador, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, que procedeu ao balanço da época chuvosa 2023/2024 e analisou o Plano de Acção para a nova estação de chuvas…

Leia mais

POLIOMIELITE REGRESSA E VEM ACOMPANHADA

As autoridades sanitárias da província de Luanda prevêem vacinar, em três dias, mais de 1,5 milhões de crianças, menores de cinco anos, contra a poliomielite, após ter sido detectado o vírus na capital angolana. egundo a coordenadora do Programa Alargado de Vacinação de Luanda, Felismina Neto, a campanha que decorrerá entre 6 e 8 deste mês, conta com a colaboração de 12 mil técnicos de saúde e voluntários. Felismina Neto, em declarações à Televisão Pública de Angola, referiu que foi realizada uma recolha ambiental numa vala de esgoto em Luanda…

Leia mais

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA MAGISTRATURA MOÇAMBICANA

A procuradora-geral de Moçambique, Beatriz Buchili, admitiu hoje que a disciplina dos profissionais do Ministério Público é um desafio do órgão, alertando para um “aumento sistemático” de denúncias de casos de corrupção e mau atendimento. eatriz Buchili afirmou, em Maputo, durante a tomada de posse de 13 membros do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (MP), que “outro desafio que se impõe ao nosso órgão prende-se com a disciplina dos profissionais do Ministério Público (MP), pois assiste-se ao aumento sistemático de denúncias e participações relacionadas, por vezes, com comportamentos…

Leia mais

EM PORTUGAL HÁ MAIS JOVENS A COMPRAR LIVROS

O mercado livreiro português representou 187 milhões de euros em 2023, com um aumento de 7% nas vendas face ao ano anterior, segundo um estudo divulgado hoje pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). O estudo, feito pela Nielsen/GFK para a APEL é sobre o mercado do livro e sobre os hábitos de compra e de leitura dos portugueses. egundo os destaques da APEL, houve uma ligeira subida na percentagem de portugueses que compraram livros em 2023, passando de 62% para 65%. A maior mudança registada foi “no perfil…

Leia mais

A CULPA É DE QUEM PUXA O GATILHO OU DE QUEM MANDA PUXAR?

O ministro do Interior angolano, Eugénio Laborinho, admitiu, em Luanda, que alguns agentes da Polícia Nacional, “lamentavelmente cometem erros”, que por vezes terminam em mortes, sendo responsabilizados pelas suas acções. Falta saber se a responsabilização não deveria, ao contrário do que acontece, partir do topo para a base. ugénio Laborinho, que ontem recebeu o líder do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, diz que “reconhece que no cumprimento do dever, os nossos agentes, lamentavelmente, cometem erros, alguns dos quais culminam com a perda de vidas humanas”. Na sua intervenção inicial, Eugénio…

Leia mais