PERITA AO SERVIÇO DA ONU ARRASA O MPLA

Quarenta e nove anos de independência, todos governados pelo MPLA, e o resultado é: Desigualdades significativas, pobreza, educação de baixa qualidade, saúde deficiente, fome, questões sanitárias e sociais sãos alguns problemas identificados por peritos da ONU em Angola, que recomendam reavaliar os subsídios aos combustíveis para aliviar o custo de vida. s dados constam de um relatório preliminar da perita independente das Nações Unidas que avalia os efeitos da dívida externa sobre os Direitos Humanos, Attiya Waris, e foram hoje apresentados no final de uma visita a Angola, realizada entre…

Leia mais

QUANDO AS BARBAS DOS NOSSOS VIZINHOS JÁ ARDEM…

Um total de 468 civis foram mortos em confrontos armados entre Janeiro e Março no Sudão do Sul, anunciou hoje a Missão das Nações Unidas no país (UNMISS), que lamentou o aumento dos “incidentes violentos”. esde que se tornou independente do Sudão em 2011, o Sudão do Sul tem sido atormentado pela violência político-étnica e pela instabilidade, que o impediram de recuperar da sangrenta guerra civil que deixou quase 400.000 mortos e milhões de deslocados entre 2013 e 2018. Um acordo de paz assinado em 2018 prevê o princípio da…

Leia mais

BALANÇO (NEGRO) DO ESTADO DA NAÇÃO

A UNITA considera que os filhos de Jonas Savimbi “têm legitimidade” para promover o reconhecimento da Fundação dedicada ao fundador do partido do “Galo Negro” e apelou para que esta “não sofra interferências que a desvirtuem”. ste é um dos pontos do comunicado divulgado após a reunião do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, em que foi avaliada a situação política, económica, social e diplomática do país em geral e a vida interna do partido. A UNITA diz também ter sido informada pelo coordenador da Fundação Jonas Malheiro Savimbi,…

Leia mais

KAGAME QUASE PASSAVA OS… 100%

Os resultados parciais das eleições de segunda-feira no Ruanda confirmam a vitória esperada de Paul Kagame, que governa o país com mão de ferro desde 2000. A CNE lá do sítio deu a Kagame 99,15%, violando as instruções recebidas para que a percentagem fosse de… 99,90. uando estavam apurados 80% dos boletins, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou que Paul Kagame contava com 99,15% dos votos, enquanto os dois únicos candidatos que concorreram contra o actual Presidente não conseguiram, entre si, atingir 1% do total de votos. Frank Habineza,…

Leia mais

CONTRATAR ANUALMENTE (ATÉ 2027) 8 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, anunciou hoje, em entrevista à Lusa, que o seu ministério prevê contratar anualmente, até 2027, caso haja condições financeiras, 8 mil novos profissionais de saúde, incluindo médicos. Por Eduardo Lobão (*) “O compromisso do Estado e do Governo é, sempre que as condições financeiras permitirem, fazer novos concursos públicos. Nós agora estamos a fazer admissão de uma quota adicional de cerca de 5 mil profissionais, mas é garantido que, até ao final do ano, vamos admitir mais. Mas o objectivo é, até…

Leia mais