DIÁSPORA DEVE TER DEPUTADOS NO PARLAMENTO

Defendo a inclusão de angolanos da diáspora no Parlamento angolano. A inclusão de angolanos da diáspora no Parlamento tem o potencial de mudar significativamente o panorama político angolano. A diáspora, com as suas experiências diversificadas e visões únicas, tem a possibilidade de transformar e enriquecer o debate político em Angola. Este texto é um teste ao MPLA e a UNITA. Por Malundo Kudiqueba s angolanos que vivem fora do país têm acesso a diferentes sistemas políticos, económicos e sociais, o que lhes proporciona uma visão ampla e diferenciada dos desafios…

Leia mais

ÁLVARO SOBRINHO E RICARDO SALGADO VÃO A JULGAMENTO

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa enviou hoje o ex-presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) Álvaro Sobrinho, o banqueiro Ricardo Salgado e mais três arguidos a julgamento, validando na íntegra a acusação do Ministério Público. leitura da decisão instrutória sobre o processo do BESA foi proferida pela juíza de instrução Gabriela Lacerda Assunção no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. No debate instrutório, realizado no passado dia 3 de Junho, o Ministério Público (MP), pelas vozes das procuradoras Rita Madeira e Sandra Oliveira, pediu que os cinco…

Leia mais

A FILHA DILECTA DA INCOMPETÊNCIA

A inflação em Angola voltou a subir em Junho, pela 14ª vez consecutiva (seguida, sequente, sucessiva) atingindo uma variação homóloga de 31%, estimulada sobretudo pela subida dos preços na alimentação e bebidas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano. rata-se do nível mais elevado desde Maio de 2017 e representa um acréscimo de 19,75 pontos percentuais em relação à taxa observada em igual período do ano anterior, refere a Folha de Informação Rápida (FIR) do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), hoje disponibilizada. A classe “Alimentação e bebidas…

Leia mais

SAMAKUVA “CONTRA” ADALBERTO BENEFICIA LOURENÇO & MPLA

Uma guerra com contornos sinuosos, entre dois grandes “maninhos” do Galo Negro, domina a arena política, em Julho de 2024, com “impressões” digitais do regime, com datas e actores… Por William Tonet s mágoas, nunca saradas, são antigas, remontam do fim da era “samakuvista”, com a ascensão de um sucessor fora da sua órbita. Logo depois emergem os “caiques”, com assessoria do regime e da comunicação social pública, intentando no Tribunal Constitucional, um pedido de verificação sobre alegadas irregularidades no XIII Congresso da UNITA de 2019, dentre as quais a…

Leia mais

ANGOLA É O ÚNICO PAÍS LUSÓFONO QUE VACINOU MENOS CRIANÇAS

Angola é o único país lusófono no grupo de países que vacinou menos crianças (411 mil) contra a difteria, tétano e tosse convulsa (DTP, na sigla em inglês) em 2023, divulgaram a OMS e a UNICEF. Além disso integra ainda a lista de 10 países que apresentam as taxas de cobertura mais baixas, registando apenas 69%. o que diz respeito ao sarampo, Angola volta a destacar-se pela negativa, ao ser um dos 10 países que, no conjunto, em 2023 representaram 55% das crianças sem vacina contra o sarampo e um…

Leia mais