O Governo português lamentou hoje “seriamente a situação ocorrida com a RTP em Luanda”, salientando que “Portugal respeita profundamente a liberdade de imprensa”, numa reacção à expulsão da equipa da televisão pública de um evento na sede da Presidência angolana. m nota enviada à Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma que “o Governo português transmitirá a sua posição, pelos adequados canais diplomáticos, às autoridades angolanas”. “Portugal respeita profundamente a liberdade de imprensa e, por isso, lamenta seriamente a situação ocorrida com a RTP em Luanda”, lê-se na nota do…
Leia maisDia: 15 de Maio, 2025
GUERRA EM CABINDA FAZ MAIS DE 20 MORTOS, TRÊS SÃO EUROPEUS
O Estado-Maior das Forças Armadas Cabindesas (FAC) anunciou a morte de três cidadãos europeus nos “intensos confrontos” registados hoje de madrugada, numa aldeia do enclave angolano de Cabinda, entre os seus combatentes e o exército governamental angolano. “Alto Comando das Forças Armadas Cabindesas (FAC) anuncia que intensos confrontos ocorreram entra a FLEC [Frente de Libertação do Estado de Cabinda] e FAA [Forças Armadas Angolanas], que fizeram recurso a armas pesadas, esta quinta-feira dia 15.05.2025, das 04:20 às 06:30 [mesma hora em Lisboa], na aldeia de Mbamba-Kibuendi, situada na região de…
Leia maisSEM ÁGUA, SEM LUZ, SEM PÃO
O coordenador do Observatório Político e Social de Angola (OPSA) disse hoje que o aumento das tarifas de água e electricidade é um “dilema” para as famílias de baixos rendimentos, e que a sua implementação carece de estudos prévios. érgio Calundungo afirmou que “penso que tinha que se arranjar um meio termo, penso também que esta decisão carece de estudos prévios, com um grande envolvimento das partes interessadas, e o Estado teria que fazer um esforço de comunicar claramente aos cidadãos o que está em causa e qual seria o…
Leia mais19 DE MAIO DE 1991. ALTO KAUANGO
A imprensa nacional e do regime do MPLA, bem como a imprensa internacional (nomeadamente a portuguesa) submissa ao regime do MPLA, continua a ter memória curta e, por isso, esquece aquele que foi o primeiro Acordo de Paz, assinado entre as tropas da UNITA e do Governo, a 19 de Maio de 1991, e pelo jornalista William Tonet que mediou as negociações. Foi no Alto Kauango e antecedeu o Acordo de Bicesse. Por Orlando Castro Acordo do Alto Kauango foi um acordo importante entre angolanos. William Tonet, que estava –…
Leia mais