Faz amanhã, 23 de Janeiro, um ano desde que a directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, com ar convicto e olhar distante, afirmou que Angola não tinha registos de cólera. “Estamos no nível 2 devido aos casos registados na Zâmbia e na República Democrática do Congo”, disse na altura, assegurando que ainda assim, o país já reforçava a vigilância, preparação e distribuição de água tratada. Hoje, um ano depois, o Ministério da Saúde admite mais de 600 casos registados e 29 óbitos. Por Mwata Santos im, 29 vidas perdidas.…
Leia maisDia: 22 de Janeiro, 2025
EMPREGO (QUASE) PLENO EM… 2075
A taxa de desemprego em Angola diminuiu para 30,8% no terceiro trimestre de 2024, menos 4,5% face aos três meses anteriores, embora tenha crescido ligeiramente na faixa etária entre os 15 e 24 anos, anunciou hoje o INE. Segundo o dono do reino (o MPLA há 50 anos) o emprego (quase) pleno acontecerá em breve, talvez em… 2075. s dados constam da folha de informação rápida do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o INE, a população desempregada com 15 ou…
Leia maisFARSA POLÍTICA CHAMADA “UNIDADE NA DIVERSIDADE”
Unidade na diversidade, uma farsa política irrealizável para os políticos cabindenses, por falta de um líder carismático que a materialize. Esta afirmação é minha, humildade obriga e sem ser doadora de lições, mas basta olhar para o percurso histórico dos movimentos políticos cabindenses para o afirmar, e não faltam exemplos neste domínio, para nos ensinar. Por Osvaldo Franque Buela (*) pós 50 anos de ocupação forçada, ou seja, da anexação do território de Cabinda por Angola sob a bênção de Portugal, a união tão desejada pelo povo cabindês de ver…
Leia mais