ÁRABES VÃO FINANCIAR A… VISÃO DO MPLA

De acordo com o Centro de Imprensa da Presidência (CIPRA), “o Banco Árabe de Desenvolvimento Económico em África (BADEA) vai financiar o Plano de Desenvolvimento Nacional 2027 e a visão do país para 2050”. Financiar a visão é, reconheça-se, uma inovação digna de registo. Bem nos parecia que a visão do MPLA está a precisar de uma radical intervenção… política. ste apoio faz parte de um pacote global de 500 mil milhões de dólares destinados a beneficiar diversos países africanos, incluindo Angola, e terá uma duração de cinco anos. O…

Leia mais

QUEREMOS, OU NÃO, APRENDER COM OS JORNALISTAS LUSOS?

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) de Portugal enviou uma carta aos líderes dos partidos com assento na Assembleia da República na qual expressa preocupações perante a fragilidade do financiamento do jornalismo e as suas consequências para a vida democrática. Os jornalistas angolanos bem poderiam aprender alguma coisa (positiva ou negativa) com os seus colegas portugueses. O mesmo se aplica ao Sindicato dos Jornalistas Angolanos. a missiva, além do lamento, o SJ volta a apresentar propostas, aponta caminhos e sugere soluções para mitigar as dificuldades financeiras que afectam os órgãos de…

Leia mais

COM O MPLA, A VITÓRIA (DOS CANIBAIS) É CERTA

A União Europeia (UE) vai financiar (o MPLA traduz por “doar”) com quase 100 milhões de euros, em 2025, três grandes projectos em Angola na área de protecção da biodiversidade, da economia azul e circular, avançou hoje a embaixadora Rosário Bento Pais. osário Bento Pais participou na conferência internacional sobre o ambiente, com o tema “O Planeta em Chamas: Direitos em Extinção”, promovida pelo Mosaiko – Instituto para a Cidadania e a Fundação Fé e Cooperação (FEC). Em declarações à imprensa, a embaixadora da UE em Angola disse que a…

Leia mais

JUSTIÇA SEM IGUALDADE NEM EQUIDADE

Carta aberta para o Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola e para a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE). Excelências; Aproveito o ensejo para desejar-lhes votos de boa saúde e bom trabalho em prol da Pátria Mãe! 1. Sou um cidadão Angolano reformado, inconformado com uma gama de situações que ocorrem na nossa querida pátria, com realce no sector da justiça, ou melhor, nos tribunais e na administração pública. Razão pela qual o assunto desta carta é logo uma questão e, prossigo; 2. É normal e ético que…

Leia mais