SER CORRUPTO É SER DO… MPLA

O Governo angolano (diz que) pretende alterar o regime de declaração de bens de titulares de cargos públicos, actualmente apresentado em envelope fechado e lacrado, perspectivando “uma reflexão profunda” para prevenção e repressão da corrupção, segundo um decreto presidencial. Será que o Presidente da República dará o exemplo? Ou será o Presidente do MPLA, ou o Titular do Poder Executivo, ou o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas? egundo a Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção (ENAPREC) 2024-2027, já aprovada em decreto presidencial de 19 de Julho, as autoridades devem…

Leia mais

CHÁ “PROTOCOLO NO FEMININO”

Em alusão ao Dia da Mulher Africana, a Associação de Profissionais de Cerimonial e Protocolo de Angola (APCPA) realiza, no dia 31 de Julho de 2024, às 17 horas, no Hotel Intercontinental, a 1ª Edição do Chá “Protocolo no Feminino”. evento contará com a participação de mulheres dos mais variados quadrantes, incluindo deputadas, diplomatas, empresárias, membros do clero, assim como profissionais de cerimonial, protocolo, etiqueta e organização de eventos. O discurso de abertura do evento será feito pela directora Geral do Protocolo Estado, embaixadora Paula Castro, a primeira mulher a…

Leia mais

CRIMINOSOS DE ELITE TENTAM ROUBAR PETROLEIROS

Angola registou, nos dois últimos anos, quatro tentativas de furto de navios petroleiros, realizadas por cidadãos nigerianos, que vêm “devidamente orientados”, disse fonte policial. egundo o porta-voz da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues, o último caso foi registado no início deste mês, resultando na detenção de dois cidadãos da Nigéria e outro do Gana, quando tentavam colocar em marcha o navio petroleiro, de bandeira angolana, sem o conhecimento das autoridades angolanas. “Como nós temos um sistema de vigilância que nos permite ver quem está a mexer nos navios ao nível da…

Leia mais

MISSÃO DO JORNALISTA É PEREGRINA: ESCRUTINAR O PODER

“O jornalista, principalmente, de países africanos e em vias de desenvolvimento, comprometido com a esquerda social, as liberdades, os direitos fundamentais, a justiça, não tem como objecto embalar um governo, fundamentalmente, se assimilado e complexado, ante a colonização ocidental. Mais, não pode fazer apologia, diante de um “oceano de pobreza” a um sistema político de extrema-direita e economia neoliberal, comprometido com organizações de Bretton Woods, talhadas para a eterna pobreza de África e de Angola. Por William Tonet oje, um jornalista angolano, diante do mar de sangue, “produzido” pela polícia,…

Leia mais