LUANDA EM CHAMAS, ESTÔMAGOS EM FÚRIA

A capital ardeu esta semana. Não só em labaredas de pneus e contentores, mas em indignação e desespero. O caos que se espalhou por Luanda e encontrou eco no Huambo, na Huíla e em Malanje… não brotou do nada. Foi apenas a superfície a rachar sob a pressão de um vulcão antigo: a fome. Por Mwata Santos ilhagens, vandalismo, confrontos. Supermercados saqueados, armazéns invadidos, bens de primeira necessidade levados aos montes. À primeira vista, parece barbárie. À segunda, é sobrevivência. Recorremos, aqui, à velha lição da Pirâmide de Maslow: sem…

Leia mais

AS DIFÍCEIS CONTAS DO REGRESSO

No terceiro dia de greve dos taxistas, marcada por tumultos e pilhagens, o medo sente-se ainda em Luanda, que ensaia um regresso à normalidade apesar de muitas lojas permanecerem fechadas ou vandalizadas, sinal claro da violência dos últimos dias. trânsito mantém-se tímido nas principais vias da capital angolana, onde é visível a presença de viaturas blindadas da Polícia de Intervenção Rápida e de militares das Forças Armadas Angolanas, destacados para evitar novos distúrbios. As poucas bombas de combustível em funcionamento estão fortemente protegidas por agentes policiais, e já se formam…

Leia mais

“FIQUEI SEM CHÃO”, DESABAFA ANTÓNIO BUMBA

Vidros partidos, armários destruídos, salas vazias. É tudo o que resta do hotel que António Bumba construiu nas últimas duas décadas e que foi destruído nos tumultos em Luanda, deixando a si e aos seus funcionários apenas um monte de escombros. o que sobrou do edifício, notam-se os sinais do cuidado e carinho com que geria o espaço, que incluía bares, albergaria, restaurante, salão de festas e uma pequena loja, no bairro Calemba 2 — uma das zonas mais afectadas pela violência que varreu vários pontos da capital angolana no…

Leia mais

POVO MORRE DE FOME ENQUANTO O MPLA GASTA MILHÕES EM PUBLICIDADE À SONANGOL

Luanda vive uma onda de protestos nunca antes vivida devido ao aumento do preço dos combustíveis e ao fim de todo o tipo de subsídios sem assistência social para apoiar a população… e aí descobrimos que a Sonangol gasta há anos quantias absurdas de dinheiro em patrocínios em carros de luxo de Fórmula 1. E este carro com os logótipos da Sonangol em locais estratégicos custa uma fortuna à Sonangol, que deveria, no entanto, canalizar estas quantias absurdas para projectos sociais com forte impacto populacional. Por Osvaldo Franque Buela ste…

Leia mais