GRAÇAS AO GENERAL A INFLAÇÃO SÓ FOI DE 27,5% EM 2024

A taxa de inflação em Angola fixou-se em 27,5% no final de 2024, com a província de Luanda a representar 70% da variação anual do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), segundo o relatório anual do Banco Nacional de Angola (BNA). e acordo com o documento, a inflação registou um pico de 31,09% em Julho, antes de desacelerar progressivamente, fixando-se nos 27,5% no final do ano, sendo os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, bens e serviços diversos e a saúde as categorias que mais contribuíram para a subida…

Leia mais

UM DIA SILÁBICO DISTANTE DO SIGNIFICADO COMPOSTO DE TRABALHADOR

Hoje apenas resta a lembrança de um dia que era, mas já não é, dos trabalhadores. Hoje a mágica de um adjectivo sublime é pronunciado em sílabas descontínuas: TRAESCRAVO! Por William Tonet ma transformação épica do mal, levada a cabo por quem se dizia libertador e revolucionário, mas alcandorado no poder, hibernou rapidamente, para as piscinas latifundiárias, discriminatórias, injustas, genocidas e corruptas… O ex-tra(balhador)escravo, com salário intermitente é coisificado, fundamentalmente o operário, por ausência de local de trabalho, transformado em FáZém (fábricas viradas armazéns), impedidas de produzir e transformar as…

Leia mais

FRELIMO E MPLA, SEITAS GÉMEAS EM QUE SÓ AS MOSCAS SÃO DIFERENTES

Marcelina, licenciada há cinco anos, vende molina – sobremesa de mandioca – de esquina em esquina, nos subúrbios de Maputo, para sustentar a família, tal como milhares de graduados moçambicanos que se reinventam face à falta de emprego. É, também assim, no reino da Frelimo, o irmão gémeo do MPLA. Ambos no Poder desde a independência. nquanto as portas do mercado de emprego continuam fechadas, Marcelina Chipanga, 38 anos, formada em administração entre 2014 e 2019, percorre as ruelas de Mali – bairro periférico da província de Maputo – na…

Leia mais