CONFRONTOS EM LISBOA CONTRA E A FAVOR DE SISSOCO EMBALÓ

Dois grupos que se manifestavam hoje em Lisboa entraram em confrontos físicos na Praça D. Pedro V (Rossio) por desentendimentos relativamente à actual presidência da Guiné-Bissau. No local que foram arremessadas pedras e garrafas, para além de os manifestantes terem trocado socos e pontapés, confrontos que a Polícia de Segurança Pública (PSP) conseguiu cessar. Um dos grupos, com cerca de 50 pessoas, que se apresenta como um movimento de apoio ao segundo mandato do Presidente Umaro Sissoco Embaló, manifestou-se ao início da tarde no Rossio, com tambores e lenços vermelhos,…

Leia mais

ANGOLA CHORA EM SILÊNCIO A MORTE DE SAVIMBI

Adriano Sapinala afirmou, com razão, que João Lourenço excluiu Jonas Savimbi e Holden Roberto para as comemorações dos 50 anos da independência de Angola. No entanto, pelos meus modestos conhecimentos, diria que João Lourenço não os excluiu—ele próprio se auto-excluiu, por não estar à altura dessas duas figuras históricas da política angolana. Por Malundo Kudiqueba avimbi e Holden não apenas participaram da luta política, mas fundaram partidos políticos que marcaram a história de Angola. O que João Lourenço criou no contexto político nacional? Sejamos justos: criou 500 empregos, transformou sua…

Leia mais

TODOS OS DIAS DEVEM SER DIAS DOS PATRIOTAS

Em Fevereiro de 2023, o presidente da UNITA, Adalbero da Costa Júnior, acusou o Governo angolano (do MPLA há 50 anos) de ser “corrupto” e “incompetente”, afirmando que é no partido fundado por Jonas Savimbi que recai a missão de inverter este quadro e acabar com o drama (roubo, mais exactamente) “na gestão dos recursos”. líder da UNITA sublinhou que Savimbi continua “depois de morto a influenciar e inspirar gerações de jovens” e que “apesar da imensa intoxicação e propaganda contra si (made in MPLA), cresce diariamente a multidão dos…

Leia mais