Pelo menos dois dos 10 pontecos existentes no município de Cacuaco, completamente degradados, serão intervencionados nos próximos dias para facilitar a travessia de pessoas e bens. A garantia foi deixada pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Governo Provincial de Luanda, Calunga Francisco Quissanga Zage, quarta-feira, 09 de Abril, durante visita de inspecção de algumas valas no ponto mais ao norte da capital do país, em resposta a denúncia do Folha 8 no dia seis de Março do ano em curso.
Por Geraldo José Letras
No dia seis de Março do ano em curso, a equipa de reportagem do Folha 8 levou ao conhecimento do Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários de Cacuaco, Evandro Massaki Matias Paim, o grito de socorro dos munícipes sobre o estado actual das infra-estruturas sociais do território que dirige, com destaque para os pontecos nos bairros periféricos, valas de drenagem e das estradas.
Um mês depois, quarta-feira, 09 de Abril, o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Governo Provincial de Luanda, Calunga Francisco Quissanga Zage, procedeu a uma visita de inspecção sobre o estado de algumas valas consideradas críticas, prometendo que as mesmas serão intervencionadas nos próximos dias com a construção de pontes, para melhorar as condições de travessia de pessoas e bens.
O Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Governo Provincial de Luanda que liderou uma delegação acompanhada pelo Administrador Municipal de Cacuaco, Fernando Francisco João, bem como pelo Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários de Cacuaco, Evandro Massaki Matias Paim, Administrador da Comuna do Kikolo, João Nyanga Pedro, membros da comissão dos moradores e representantes da Polícia Nacional, disse ainda na ocasião que vai trabalhar para garantir um cenário diferente naquela localidade para proporcionar maior qualidade de vida à comunidade.
As valas a serem intervencionadas pelo Governo Provincial de Luanda nos próximos dias não especificados por Calunga Francisco Quissanga Zage são as do Papá Wuemba, no bairro Augusto Ngangula, rua do Camassende e da Paragem do Tio Abel, na zona da Boa Esperança Central, Quarteirão 08.
Na entrevista que prestou a esse jornal no dia 06 de Março do ano em curso, o Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários de Cacuaco, Evandro Massaki Matias Paim, adiantou, referindo-se ao ponteco da Paragem do Tio Abel, que “essa ponte e vários outros pontecos também existentes no município de Cacuaco já foram inscritos, os planos já foram apresentados para consideração das instâncias superiores. O que falta nesta altura é mesmo a implementação”.
Evandro Massaki Matias Paim apelou na ocasião que os habitantes parem de fazer das valas em pontos de depósitos de resíduos sólidos por estar a impedir a passagem normal das águas residuais.
“Nós, Administração Municipal de Cacuaco, estamos a fazer várias intervenções na rua das condutas. Começava por falar na remoção dos resíduos sólidos, desassoreamento, reperfilamento das valas de drenagem, uma vez que na mesma via temos valas no lado esquerdo e direito”.
A construção de residências e outras infra-estruturas junto às ravinas constitui para o Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários de Cacuaco outra preocupação local. “Um dos males que temos aqui em Cacuaco é estarmos na cota mais baixa. Por isso, muitos afluentes, muitos rios naturais de água e também o tipo de solo que protege essas zonas, não são solos apropriados para receber cargas. No entanto, mais residências próximas a esses solos que são de argila expansiva, propicia o surgimento de ravinas.”