Um diplomata desertor aconselha a Coreia do Norte a aprender com as relações entre a Coreia do Sul e Cuba. Ri Il-gyu, ex-conselheiro político da embaixada da Coreia do Norte em Cuba, que desertou no ano passado, afirmou numa entrevista ao Chosun Ilbo em 14 de Julho, que: “Kim Jong-un deve ter sentido um grande choque e traição em relação às relações diplomáticas entre a Coreia do Sul e Cuba (no início deste ano)”, acrescentando que “Kim Jong-un valorizava particularmente Cuba devido ao seu estatuto simbólico como um país que…
Leia maisDia: 1 de Setembro, 2024
COM GOEBBELS A CAMINHO DO CENTENÁRIO
O Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo (PNCIE 2024-2027) foi apreciado pelo Presidente da República, general João Lourenço, e mereceu o aval do Presidente do MPLA e do Titular do Poder Executivo. Por Orlando Castro egundo o MPLA, é um instrumento estratégico de apoio à gestão da coisa pública e visa a implementação de um conjunto de tarefas, acções, tácticas de comunicação política e de comunicação estratégica, com objectivo de conquistar mercados e financiamentos orientados para a diplomacia económica, reforçar o posicionamento…
Leia mais“NÃO SE PODE FALAR DO CONGO SEM FALAR DE PORTUGAL”
As ligações históricas entre o Reino de Portugal e o Reino do Congo estão ainda vivas no património de Mbanza Congo, capital da província angolana do Zaire, desde 2017 elevada à mais alta classificação da Unesco. “Não se pode falar do Congo sem se falar de Portugal”, afirma categórico o gestor do centro histórico, Biluca Nsakala Nsenga, em entrevista à Lusa no espaço da antiga prisão colonial, construída nos anos 50, e que hoje acolhe uma exposição alusiva ao reino do Congo. Ao longo de 500 anos, os dois antigos…
Leia maisERA UMA VEZ UM VELHO LEÃO…
Num passado recente, o mês de Agosto em Angola era um mês cheio de simbolismo particularmente na savana louca de Luanda, precisamente na tão emblemática floresta de Futungo de Belas onde reinou um velho longínquo e ditador dos tempos modernos chamado José Eduardo dos Santos, no meio de todas as criaturas selvagens que o adoravam e cantavam seus louvores sempre que a oportunidade se apresentava. Por Osvaldo Franque Buela (*) avia à volta desse velho leão todos os tipos de predadores possíveis, dos mais velhos aos mais novos, dos mais…
Leia maisCABINDA E LUNDAS COM PRIMEIROS CASOS DE MPOX
Nenhuma desgraça nos passa ao largo. A doença mais falada do momento atravessou o rio Zaire, depois de percorrer parte da densa floresta do Congo Democrático, desembarcando e atingindo Angola, pelas províncias de Cabinda e Lunda Sul, onde existem três cidadãos, sendo um suspeito na província petrolífera e dois na diamantífera, apresentando sintomas, muito próximos da famosa MPOX. Por Berlantino Dário or ironia do destino e, para não variar, em mais um engodo, a colheita de sangue ao paciente tem de ir para laboratórios em Luanda, no sentido da realização…
Leia mais