BNA SOBE TAXA DE REFERÊNCIA DEVIDO À INFLAÇÃO

O Banco Nacional de Angola decidiu hoje aumentar a taxa de juro de referência para 18%, antes fixada em 17%, devido à trajectória crescente da inflação, e prevê continuar com uma política monetária restritiva, avançou o governador da instituição. anuel Tiago Dias falava à imprensa depois da reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola, reunido, em Luanda, segunda-feira e hoje, e explicou que a decisão se deveu à perspectiva de que este quadro inflacionário venha a comprometer o objectivo de se atingir a taxa de…

Leia mais

RESERVA ESTRATÉGICA ALIMENTA A PÓPIA DO MPLA

A Reserva Estratégica Alimentar (REA) vai adquirir (segundo o menu relativo à venda de banha da cobra pelo Governo do MPLA) aos produtores angolanos a totalidade da produção de soja, o arroz com casca, o feijão e o trigo não processado, com preços pré-fixados e assegurando – prometem – os custos de transporte. egundo informação disponibilizada no portal oficial do Governo angolano, a medida decorre de um decreto executivo conjunto que define procedimentos e preços para aquisição de bens de produção nacional. O objectivo, diz o Governo, é “estimular a…

Leia mais

CABINDAS POR CABINDA OU POR ANGOLA?

Tal é o ambiente e a atmosfera política que actualmente reina em Cabinda entre as diferentes plataformas e individualidades políticas da elite cabindense, como todos observámos neste mês de Novembro, depois das tensões que abalam a comunidade internacional desde o ataque terrorista do Hamas sobre Israel, em que a população palestiniana da Faixa de Gaza está a pagar um preço enorme em termos de vidas humanas inocentes. Por Osvaldo Franque Buela (*) o meio de todo este caos que abala a comunidade internacional sobre a situação em Gaza, está “a…

Leia mais

DE MAIOR PRODUTOR AFRICANO DE ARROZ A…

Para acalmar os 20 milhões de angolanos pobres, o MPLA (no Poder há 48 anos) manda dizer que o sector agrícola angolano registou uma produção de 3.187.951 toneladas de cereais, como o milho, massango, a massambala, o arroz e o trigo, durante a campanha agrícola 2021/2022, representando um crescimento de cerca de 11,1% em comparação com o período anterior. egundo o director nacional das Florestas, Domingos Veloso, o milho liderou essa fileira, com a colheita de 3.089.902 toneladas deste produto, registando um aumento de quatro por cento. Ao apresentar os…

Leia mais