O Presidente do MPLA, nas vestes – por inerência – de Presidente angolano e presidente em exercício da União Africana, general João Lourenço, pediu hoje acções eficazes que viabilizem a justiça reparatória, defendendo que só uma estratégia comum poderá revigorar a força gerada pelo sofrimento colonial. presidente do MPLA e chefe de Estado angolano (não nominalmente eleito), que falava em Adis Abeba, na abertura da 2.ª Cimeira África-CARICOM, destacou também a nova dinâmica de cooperação entre África e Caraíbas e apelou a um maior protagonismo no sistema multilateral. A cimeira,…
Leia maisDia: 7 de Setembro, 2025
“AQUELE QUE ESTÁ NO PODER É O ÚNICO QUE ESTÁ A CONTAR A HISTÓRIA”
Ex-combatente nas matas do sul de Angola e actual secretário provincial da UNITA em Mavinga, Bastos Ngangwe lamenta que, 50 anos após a independência, a reconciliação esteja por concretizar e que a história do país seja uma narrativa unilateral. Por Raquel Rio (texto) e Ampe Rogério (foto), da agência Lusa m entrevista à Lusa, afirmou que “estamos num país em que aquele que está no poder é o único que está a contar a história”, criticando a narrativa ditada pelo MPLA, partido que chegou ao poder em 1975 e governa…
Leia maisAO NOBRE POVO DE ANGOLA E DE ÁFRICA
O cinquentenário da independência de Angola, que será comemorado com pompa e honra no dia 11 de Novembro deste ano, assinala também os 50 anos da ocupação do território de Cabinda. É, pois, com o coração apertado, mas esperançoso, que me dirijo a todos vós, pan-africanistas, a todos aqueles que acreditam na liberdade e na autodeterminação dos povos. Por Osvaldo Franque Buela (*) ara quem ainda não sabe, Cabinda, um território rico em história e recursos, luta na sombra pelo seu direito a existir. O seu povo, o povo cabindense,…
Leia mais