De há muito que considero que qualquer um pode ser chefe, director, ministro, presidente seja do que for. Tal como entendo que para ser líder o processo é diferente. Seja como for, em Angola é condição sine qua non ser do MPLA mas, sobretudo e ainda por enquanto, da ala de João Lourenço. Continua a ser fácil, é barato e pode dar emprego e até um… tacho enorme. Por Orlando Castro continuam a pensar que se é bom chefe só porque se usa gravata ou porque alguém lhe deu o…
Leia maisDia: 4 de Janeiro, 2025
EXECUTIVO ANUNCIA PRIMEIRO FRACASSO DE 2025
O Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, assumiu que o Executivo não vai conseguir cumprir com o compromisso assumido em 2024 com as centrais sindicais, nomeadamente a UNTA-CS (União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – Confederação Sindical), CG-SILA (Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola) e a FS-CS (Força Sindical Angolana – Central Sindical), referente ao aumento salarial de 25% aos funcionários públicos já a partir do mês de Janeiro de 2025 conforme havia sido anunciado em Decreto Presidencial nº.152/24 no dia 17 de…
Leia maisQUANDO A ERA DIGITAL DEPENDE DE UM… MINISTRO
28 anos depois do acesso à internet em Angola, a era digital continua ser um negócio de subsistência! Desde os primórdios da transformação do mundo, vivemos várias eras! Entre elas a era das cavernas, electricidade, aviação, “fast food”, moda, automobilismo…, actualmente vivemos a era digital. Afinal, o que é uma era? Por Tomás Alberto ma era é uma época notável em que se estabelece uma nova ordem de coisas. Em que o uso da mesma no contexto, é indispensável. Esta mesma era, proporciona desenvolvimento económico, financeiro e social sustentável para…
Leia maisCADA MINUTO DESPERDIÇADO É UMA NOVA SENTENÇA CONTRA O FUTURO
Hoje, 4 de Janeiro de 2025, em pleno século XXI, temos o dever o poder e a obrigação moral de superar as limitações dos nossos antepassados. A História deve ser nossa professora, não a nossa prisão. Angolanos e portugueses partilham uma herança complexa, mas essa mesma história que nos uniu em dor pode ser transformada numa ponte para um futuro partilhado de esperança e progresso. Por Malundo Kudiqueba ada minuto desperdiçado é uma sentença contra o futuro. O tempo de agir não é amanhã — é agora. O eco das…
Leia maisÚLTIMA CARTA DE UM SOLDADO NORTE COREANO NA FRENTE UCRANIANA
PUBLICIDADE “Aqui, no solo estrangeiro de Rossiya, longe dos braços do meu pai e da minha mãe carinhosos…” escreve o soldado norte-coreano caído Por Ryu Jae-min, Kim Min-Seo, Lee Jae-eun Uma carta de um soldado norte-coreano que morreu durante a guerra da Rússia contra a Ucrânia foi divulgada pelas Forças de Operações Especiais da Ucrânia na véspera de Natal. O bilhete manuscrito, alegadamente encontrado no corpo do soldado morto na região russa de Kursk, dá-nos uma ideia do estado emocional do soldado. Kursk, uma região fronteiriça russa capturada pelas forças…
Leia maisOS CANTONEIROS DE OUTROS TEMPOS
Fazendo uso da sua prodigiosa memória e equidade de raciocínio, o general Lukamba Gato escreveu que “na era colonial havia um profissional que era chamado de cantoneiro e estava sob tutela da Junta Autónoma das Estradas de Angola, JAEA”, acrescentando que “o cantoneiro é uma pessoa responsável pela manutenção de uma rede de estradas numa dada região e normalmente havia um em cada 100 kms”. ukamba Gato relembra que “a manutenção das vias focava-se na qualidade do piso alcatroado, sinalização relativa ao código da estrada e na limpeza das bermas.…
Leia mais