QUEDA NAS EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS PARA ANGOLA

PORTUGAL. As exportações portuguesas para Angola caíram 42,2% de Janeiro a Agosto, para 824 milhões de euros, enquanto as compras de Portugal àquele país desceram 36%, para 550 milhões de euros, no mesmo período.

De acordo com os dados do comércio internacional, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística de Portugal, as trocas comerciais com Angola registaram um significativo decréscimo nos primeiros oito meses deste ano, com quebras de mais de um terço nas exportações e nas importações.

Angola é o principal parceiro comercial português no espaço lusófono. As exportações para o maior produtor de petróleo subsaariano valem mais do que todos os outros países de língua oficial portuguesa somados.

Assim, Portugal vendeu bens e serviços a Angola no valor de 824,4 milhões, ao passo que exportou um total de 782,2 milhões para os restantes países lusófonos nos primeiros oito meses deste ano.

Nas importações, o panorama é diferente, sendo o Brasil o maior vendedor de bens e serviços a Portugal: o país sul-americano recebeu 858,8 milhões de euros pelas vendas a Portugal nos primeiros oito meses deste ano, o que representa uma subida de 45,9% face aos 588,2 milhões vendidos de Janeiro a Agosto de 2015.

Nos restantes países, o destaque vai para a forte quebra nas compras de Portugal à Guiné Equatorial, que passaram de quase 130 milhões de Janeiro a Agosto de 2015, para apenas 5,5 milhões de euros em igual período deste ano.

Artigos Relacionados

Leave a Comment