Fundação Gulbenkian apoia cuidados oncológicos nos Hospitais Centrais de Cabo Verde

A Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Saúde de Cabo Verde assinaram hoje um novo Protocolo para o desenvolvimento do projecto Onco-CV – “Consolidar, Reforçar e Melhorar a abordagem das doenças oncológicas em Cabo Verde”.

O projecto contribuirá para a criação do Serviço de Oncologia no Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, pretendendo ainda reforçar a capacidade de diagnóstico em Anatomia Patológica e Imagiologia, assim como as condições de tratamento cirúrgico, quimioterapêutico e de cuidados paliativos deste hospital, bem como do Hospital Central da Praia – Dr. Agostinho Neto.

No âmbito deste projecto, no início de 2024, a Fundação Calouste Gulbenkian doou equipamento clínico especializado no valor aproximado de 90 mil euros a ambos os hospitais, nomeadamente ao Serviço de Oncologia Médica e de Anatomia Patológica do Hospital Dr. Agsotinho Neto e do Hospital Baptista de Sousa, e ao Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. Agostinho Neto.

O equipamento doado comporta uma câmara isoladora para preparação de citotóxicos, macas hospitalares, uma cama articulada, um carro de emergência, um chuveiro e lava olhos, um sistema de arquivo, um microscópio de dupla observação, uma mesa macroscópica entre outros dispositivos e materiais essenciais para o diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas.

Além da doação destes equipamentos e consumíveis, o projecto Onco-CV prevê apoiar a realização de formação especializada de profissionais de saúde de Cabo Verde em Portugal e de formação on-the-job, contando com o apoio técnico dos Institutos Portugueses de Oncologia de Lisboa e do Porto.

O Onco-CV surge da colaboração entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Saúde de Cabo Verde, iniciada em 2016, com o desenvolvimento do rastreio de base populacional do cancro do colo do útero, através da formação de recursos e compra de equipamento, e consolidada em 2018, com o projecto “Melhoria do diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas em Cabo Verde”. Este último permitiu a pós-graduação de 23 profissionais de saúde em domínios oncológicos, a realização de 12 estágios de formação especializada de profissionais de saúde de Cabo Verde em Portugal e a formação de mais de 40 profissionais localmente, melhorando assim a capacidade de diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas no país.

Artigos Relacionados