MALABO SABE(?) O QUE É A CPLP

GUINÉ EQUATORIAL. A promoção de parcerias e projectos no sector da energia na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estará em debate, na próxima semana, na Guiné Equatorial, que acolhe pela primeira vez encontros da organização desde a sua adesão.

“No quadro do processo de integração da Guiné Equatorial na CPLP, realiza-se em Malabo, entre 3 e 7 de Outubro, a ‘Semana da CPLP'”, divulgou a missão permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP.

No âmbito desta semana, decorre a primeira reunião técnica da energia da CPLP, entre quarta e quinta-feira, em Malabo, na sequência da reunião dos ministros responsáveis pelo sector, que decorreu em Junho do ano passado, no Estoril (Cascais, Portugal).

Em declarações à Lusa, o director da Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, explicou que o encontro pretende lançar as bases para a criação de uma parceria internacional para o gás e petróleo, correspondendo à iniciativa da presidência timorense da CPLP para a criação de um consórcio petrolífero na organização.

Outra iniciativa, explicou, passa pela realização de estudos para “avaliar o potencial energético nos Estados-membros” e posterior estabelecimento de “parcerias, para serem depois consubstanciadas em projectos”.

Artigos Relacionados

Leave a Comment