BIDEN ELOGIA ESCRAVATURA MODERNA DO MPLA

O Presidente norte-americano, Joe Biden, evocou hoje a memória dos milhões de africanos escravizados, entre os quais muitos angolanos, e disse que a relação entre Angola e EUA é uma “lição para o mundo”. A escravatura moderna é diferente. Os escravocratas dos angolanos, por exemplo, são hoje os próprios dirigentes… angolanos. oe Biden cumpriu hoje, no Museu Nacional da Escravatura, a sua última etapa da visita em Luanda, discursando perante dezenas de individualidades, entre as quais membros do Governo angolano, dirigentes de partidos da oposição angolana, empresários e líderes associativos,…

Leia mais

BIDEN RENDEU-SE AO…  REI

Delegações oficiais dos Governos de Angola e dos Estados Unidos da América mantiveram hoje uma reunião no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, no âmbito da visita de Estado que o Presidente Joe Biden efectua a Angola. O encontro ocorreu logo depois de os dois Chefes de Estado terem conversado a sós sobre um conjunto de temas de interesse para Angola e os Estados Unidos da América. a abertura do diálogo, o Presidente general João Lourenço, saudou vivamente a presença em Angola de Joe Biden, sublinhando o registo de…

Leia mais

INVESTIMENTOS DOS EUA E OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS PARA ANGOLA

Angola encontra-se num momento crucial à medida que as dinâmicas económicas e geopolíticas globais evoluem, apresentando desafios e oportunidades. A visita do Presidente Joe Biden, a primeira de um presidente dos Estados Unidos em exercício, coincide com as ameaças do presidente-eleito Donald Trump de impor tarifas aos países do BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irão, Egipto, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Esses eventos destacam o papel de Angola na transformação da ordem global e ressaltam o potencial do país para redefinir seu futuro económico e estratégico.…

Leia mais

AMEAÇAS À SEGURANÇA GLOBAL DECORRENTES DO ENVIO DE TROPAS  PELA COREIA DO NORTE

Há décadas que a Coreia do Norte ameaça a ordem de segurança no Nordeste Asiático com o desenvolvimento ilegal de armas nucleares. Também forneceu armas à Rússia, que invadiu a Ucrânia, e recentemente começou a intervir directamente na guerra, enviando forças especiais. Estes desvios da Coreia do Norte não só agravam a ameaça na Europa, como também podem levar a um aumento da tensão no Nordeste Asiático. Existem várias justificações e necessidades para que o Nordeste Asiático e a comunidade internacional, que espera manter a paz, travem o envio de…

Leia mais

ENORMES EXÉRCITOS AO SERVIÇO DO TIO SAM

Mais de 48,2 milhões de pessoas (sim, são africanos, são negros, mas não deixam de ser pessoas) sofrem de fome severa na África Oriental, onde as necessidades humanitárias se agravaram no último ano devido a fenómenos climáticos, conflitos, surtos de doenças ou crises económicas, diz a ONU. Por Orlando Castro m “Fevereiro de 2024, mais de 48,2 milhões de pessoas, sobretudo na Etiópia, Quénia, Somália, Sudão do Sul e Sudão, sofriam de fome severa”, fez saber o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA). O fenómeno climático El Niño,…

Leia mais