FIASCO PROLONGA CENSO POR MAIS UM MÊS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano estendeu por mais um mês a recolha de dados do Censo Geral da População e Habitação 2024, devido aos constrangimentos registados nas duas primeiras semanas de arranque deste processo. O director-geral do INE, José Calenge, disse que concluídos hoje os 30 dias previstos para a realização do censo, houve a necessidade de alargara o prazo devido a constrangimentos iniciais com o pagamento de merendas aos agentes recenseadores, problemas de manuseio dos ‘tablets’, bem como dificuldades de acesso às zonas recônditas e difíceis devido…

Leia mais

HÁ MATANÇA NO SUDÃO, MAS É FINO FALAR DO MÉDIO ORIENTE…

Dez países, entre os quais Reino Unido, Estados Unidos da América, França e Alemanha, apelaram às duas partes em conflito no Sudão para que garantam o acesso humanitário a milhões de pessoas que necessitam de “assistência urgente”. Sudão é cenário desde 15 de Abril de 2023 de uma guerra que já custou entre 30 mil e 150 mil mortos nos combates entre as paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla inglesa), lideradas pelo general Mohamed Hamdane Daglo, e o exército nacional, comandado pelo general Abdel Fattah al-Burhan, o líder…

Leia mais

GENERAL QUER MULHERES COM MAIS PODERES

O Presidente da República, general João Lourenço, defendeu esta sexta-feira, 18 de Outubro, respeito pelas vozes e ideias das mulheres, especialmente em matéria de resolução de conflitos em África, ao invés de se sentarem apenas nas mesas de negociações. Quem diria, não é? Se calhar Angola estaria muito melhor de fosse governada por uma mulher, quem sabe se não mesmo por Ana Dias Lourenço. auto-intitulado estadista angolano, por sinal não nominalmente eleito, discursava na abertura do Fórum de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos, que decorre em…

Leia mais