TODOS SÃO AFRICANISTAS, DE MASSAMÁ OU NÃO!

Se para não chatear o “querido líder” de Angola, Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa hoje, António Costa ontem, Passos Coelho anteontem, não têm tempo (nem tomates, nem coluna vertebral) para falar dos angolanos, o melhor mesmo é falarem de Olivença… Por Orlando Castro elembremos. “Não. Por favor, não se reúna com os dirigentes da ‘Frente Patriótica’. Nunca falei com terroristas antes deles se tornarem primeiros-ministros”, escreveu – e sublinhou várias vezes – Margaret Thatcher numa carta do Foreign Office de 25 de Maio de 1979 em que o…

Leia mais

A HISTÓRIA REAL DE “ÊME KYA”

Na noite de uma sexta-feira, 13 no mês de Setembro, ao regressar do trabalho e fazer aquele “tour” habitual pelas redes sociais, deparei-me com uma postagem que me deixou embasbacado. Era sobre a Praia do Paimbo, no Namibe. Tamanha maravilha que parecia ter saído de um cartão-postal: o azul do mar contrastando com o dourado das areias e a grandiosidade da natureza. Algo digno de orgulho, pensei. Por Mwata Yamvo contece que instantes depois, me deparei com uma publicação do Kota Lukamba Gato que apresentava duas fotografias da pobreza nos…

Leia mais

FUBA PODRE, PEIXE PODRE…

“Quem se levanta cedo? Quem vai à tonga? Quem traz pela estrada longa a tipóia ou o cacho de dendém? Quem capina e em paga recebe desdém, fuba podre, peixe podre, panos ruins, cinquenta angolares “porrada se refilares”? – Quem? Quem faz o milho crescer e os laranjais florescer? – Quem? Quem dá dinheiro para o MPLA comprar máquinas, carros, senhoras e cabeças de pretos para os motores? Quem faz os dirigentes do MPLA prosperar, ter barriga grande – ter dinheiro?” ctualmente, a nível mundial, mais de 150 milhões de…

Leia mais

CENSO TEM PREÇO, SENSO TEM VALOR

O Recenseamento Geral da População e Habitação de Angola arranca no dia 19 deste mês, com a recolha de dados dos sem-abrigo (que em conjunto com os 20 milhões de pobres são o espelho da governação do MPLA nos últimos 49 anos) e instituições colectivas, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano. egundo o director-geral do INE, José Calengi, estão criadas todas as condições para o arranque o Recenseamento Geral da População e Habitação, o segundo pós-independência. José Calengi frisou que o desafio é ter, até segunda-feira, todo o…

Leia mais