Os bispos católicos de Angola, depois de um longo e letárgico sono em que nada viram nem ouviram, acordaram sonolentos mas conseguiram desafiaram hoje a sociedade angolana (será que também fazem parte dela?) a dar mais atenção aos “pobres, abandonados e desfavorecidos” do país (20 milhões), considerando “imperioso” um maior compromisso no seu apoio.

No discurso inaugural da assembleia da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), o presidente do órgão, Filomeno Vieira Dias, considerou que este é o grande “desafio” da Igreja e da sociedade. É? Ou será que sempre foi?

De acordo com o Filomeno Viera Dias, o compromisso com a pobreza é também um desafio da Igreja Católica angolana, porque, observou, “é um desafio que brota da fé, da nossa sensibilidade humana” que, acrescentamos nós, andou auto-enclausurada durante 43 anos.

Pois, adiantou, a “sensibilidade humana passa pela prática da caridade, o amor fraterno é a acção transformadora da sociedade que combate a pobreza e recupera a dignidade de cada pessoa como filho de Deus.

“É imperioso que todas as pessoas da Igreja, é imperioso que todos os que sintam unidos a Cristo, é imperioso que todos os homens e mulheres de boa vontade no nosso país, que todas as pessoas consagradas se comprometam com os mais desfavorecidos”, exortou.

Falando na abertura desta II Assembleia Ordinária da CEAST, que decorre, em Luanda, até sexta-feira, o também arcebispo de Luanda, recordou igualmente a necessidade da Igreja fazer (o que se esqueceu de, por conveniência material, fazer durante décadas) uma “auto-avaliação” sobre o que tem feito em prol dos “mais desfavorecidos”.

E que “nos interroguemos de modo particular o que faço pessoal e comunitariamente pelos mais desfavorecidos? O que estamos a fazer pelos que sofrem? As nossas obras são verdadeiramente obra de caridade com atenção focada no pobre e nos abandonados?”, questionou, certamente rogando a Deus para que os crentes olhem para que a Igreja diz e não para o que tem feito.

Para o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, nas questões sobre a solidariedade da Igreja para com os pobres, deve ser reflectiva também o que de modo “programado e sistemático” é feito, internamente, para “promover os excluídos”.

“Este é um desafio que se coloca, é incontornável, pois neste jubileu, que marca dos 50 anos de existência da CEAST, que estamos a celebrar devemos recordar que um dos principais beneficiados são os excluídos”, apontou.

O arcebispo católico reafirmou ainda na sua intervenção, o “compromisso” da Igreja para com a “conservação da natureza e na busca harmoniosa da convivência com todas as criaturas existenciais”.

Deus pode perdoar, os angolanos não

Das duas uma. Ou Filomeno Vieira Dias tem um arcaico conceito de actualidade ou só agora o MPLA o autorizou a falar de alguns velhos, muito velhos, problemas do país: pobreza e desfavorecidos.

Filomeno Vieira Dias reforça que a CEAST está preocupada com os cidadãos que precisam de mais apoio e presença da igreja.

De mais apoio, ou simplesmente de apoio, é claro que precisam. São 20 milhões de angolanos que têm dificuldade em saber o significado de algo que os altos dignitários da Igreja Católica têm, pelo menos três vezes por dia – refeições. Quanto a precisarem do apoio e da presença da Igreja, disso se calhar não precisam.

“Queremos uma igreja mais próxima dos pobres, daqueles que lutam todos os dias com muitas dificuldades para poderem sobreviver”, frisou o prelado em Mbanza Kongo, em Julho, à margem da palestra sobre o “Contributo das Igrejas na Edificação da Cultura e do ser Humano na Antiga Capital do Reino do Kongo”. Nessa altura como hoje, mais uma vez passou um atestado de matumbez e de menoridade aos angolanos que, como bem sabe Filomeno Vieira Dias, são há décadas gerados com fome, nascem com fome e morre pouco depois com… fome.

Embora de vez em quando surjam revoltas dentro da própria Igreja Católica, certo é que a sua hierarquia em Angola fez o jogo de quem mandava no país, José Eduardo dos Santos, tal como faz agora o mesmo com João Lourenço. Quanto ao “rebanho”, que esse sim precisa de ser protegido, que vá continuando a aprender a viver sem comer.

Contrariando os seus mais basilares princípios, a Igreja Católica angolana esteve, está e estará claramente “vendida” ao Estado/MPLA, sendo conivente há 43 anos nas acções de dominação, de prepotência, de desrespeito pelos direitos humanos. Aliás, a tese da libertação foi há muito mandada às malvas pela hierarquia católica.

Por muitas que sejam as vezes em que os responsáveis católicos comunguem, o pecado – por exemplo – do acordo celebrado em 2011 entre o MPLA e a Igreja Católica para que esta o apoiasse na campanha eleitoral de 2012 pode ser perdoado mas não pode ser esquecido. Nós não esquecemos.

“Da parte do partido no poder agenciou o acordo Manuel Vicente, na condição de PCA da Sonangol a mando de Eduardo dos Santos, ao passo que da parte da Igreja estiveram alguns bispos do regime, Dom Damião Franklim e a Filomeno Vieira Dias de Cabinda, com orientações do militante cardeal Alexandre do Nascimento”, relatam notícias da época, nunca desmentidas.

Que a hierarquia da Igreja Católica de Angola continua a querer agradar ao (seu) Deus terreno (hoje João Lourenço, ontem José Eduardo dos Santos), aviltando os seus mais sublimes fundamentos de luta pela verdade e do espírito de missão, que deveria ser o de dar voz a quem a não tem, não é novidade.

Ao que parece, a enorme violação dos direitos humanos (20 milhões de pobres num país rico são a inequívoca prova disso), a forma execrável como as autoridades de Angola tratam impolutos cidadãos, pouco interessar à Igreja Católica. Isto porque, de facto, o Estado/MPLA compra a sua cobardia dando-lhe as mordomias que a leva a estar de joelhos perante o MPLA.

Recordamo-nos de, no dia 3 de Maio de 2010, Filomeno Vieira Dias dizer que a liberdade de informar e de ser informado era um direito fundamental que não devia ser subalternizado.

Ouvir o presidente da CEAST falar de liberdade de informar quando, em todo o país, se era detido por ter ideias diferentes, sendo que em muitos casos se é preso só porque as autoridades pensam que alguém tem ideias diferentes, é algo macabro.

Filomeno Vieira Dias disse então que a informação jogava um papel fundamental na vida da sociedade, por isso os comunicadores deviam fazê-lo com responsabilidade.

Será a responsabilidade a que alude Filomeno Vieira Dias, dizer apenas a verdade oficial do Estado/MPLA? Será ser-se livre para ter apenas a liberdade de concordar com as arbitrariedades de um regime neocolonial?

“A liberdade de imprensa é um direito ligado às liberdades fundamentais do homem”, sublinhou na altura o prelado, falando a propósito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, proclamado pela UNESCO em 1993.

É um direito mas, note-se, apenas nos Estados de Direito, coisa que Angola não é de facto, embora de jure o queira parecer. Aliás, nenhum Estado de Direito viola os direitos humanos de forma tão soez e execrável como por cá se tem feito.

“Quando celebramos esse dia, devemos olhar para o seguinte: que é uma grande responsabilidade informar e informar sempre com verdade,” destacou Filomeno Vieira Dias, certamente pedindo de imediato perdão a Deus por ele próprio não contar a verdade toda.

Filomeno Vieira Dias deverá também pedir perdão por se pôr de joelhos perante os donos do poder em Angola, contrariando os ensinamentos, como há uns anos recordou em Bruxelas o Padre Jorge Casimiro Congo, de que perante os homens deve estar sempre de pé, e de joelhos apenas perante Deus. Não o “Deus” que o MPLA determina.

E se uma das principais tarefas dos Jornalistas é dar voz a quem a não tem, também a Igreja Católica tem a mesma missão devendo, aliás, ser ela a dar o exemplo. O que não acontece.

Frei João Domingos, por exemplo, afirmou numa homilia em Setembro de 2009, em Angola, que Jesus viveu ao lado do seu povo, encarnando todo o seu sofrimento e dor. E acrescentou que os nossos políticos e governantes só estão preocupados com os seus interesses, das suas famílias e dos seus mais próximos.

“Não nos podemos calar mesmo que nos custe a vida”, disse Frei João Domingos, acrescentando “que muitos governantes que têm grandes carros, numerosas amantes, muita riqueza roubada ao povo, são aparentemente reluzentes mas estão podres por dentro”.

Como os angolanos gostariam que tivesse sido Filomeno Vieira Dias (ainda está a tempo) a dizer estas verdades, ou, pelo menos, que as fosse lembrando de quando em vez. Por tudo isso, João Domingos chamou a atenção dos angolanos para não se calarem, para “que continuem a falar e a denunciar as injustiças, para que este país seja diferente”.

Folha 8 com Lusa

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