Isenção de vistos para cidadãos de Cabo Verde e Ruanda

ANGOLA. Os cidadãos de Cabo Verde e do Ruanda vão deixar de estar obrigados a ter visto de turismo para entrarem em território angolano a partir de 1 de Julho, conforme determinação do Presidente da República.

A decisão consta do decreto presidencial 150/18, de 19 de Junho e que justifica a medida com os “excelentes níveis das relações de cooperação” entre Angola e aqueles dois países africanos, que o Governo angolano pretende reforçar.

Segundo o teor do decreto, Cabo Verde e Ruanda juntam-se à lista de países africanos que desde 30 de Março passaram a ver os seus cidadãos isentos de visto (de turismo) para entrarem em Angola, casos do Botsuana, Ilhas Maurícias, Seicheles e Zimbabué, além de Singapura (Ásia).

Anteriormente, Angola já tinha celebrado acordos de isenção recíproca de vistos de turismo para cidadãos da África do Sul e de Moçambique.

As isenções de visto de turismo envolvem estadias em Angola de até 30 dias por entrada e 90 dias por ano, “com base no princípio de reciprocidade diplomática”, explicou anteriormente o Governo angolano.

Além destas isenções, o diploma anterior, que entrou em vigor a 30 de Março, estabeleceu “procedimentos de simplificação dos actos administrativos para concessão de visto de turismo” aos cidadãos de mais 35 países, nomeadamente a não obrigatoriedade de carta de chamada.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment