Premiar os melhores na luta contra a Malária

A African Leaders Malaria Alliance – Aliança de Líderes Africanos contra a Malária (ALMA) vai atribuir os Prémios de Excelência de 2017 a 30 de Janeiro, entre as 12 e as 13 horas (EAT – Hora da África Oriental), no Pavilhão Multiusos do Centro de Conferências da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia.

Este ano, os prémios ALMA (ALMA Awards) galardoam oito países em duas categorias: Impacto na Incidência e Mortalidade da Malária, e Liderança. Os prémios são entregues anualmente na União Africana, no âmbito da Cimeira de Chefes de Estado.

Participarão na cerimónia de entrega de prémios, que se realiza sob os auspícios do actual presidente da ALMA, representantes dos países vencedores, incluindo chefes de Estado africanos.

A África tem registado progressos sem precedentes na luta contra a malária. Desde 2000, as taxas de mortalidade por malária em todo o continente baixaram 62 por cento em todos os grupos etários, e 69 por cento entre as crianças até aos 5 anos. Em 2015, pela primeira vez, mais de metade dos africanos já dormiam sob redes tratadas com insecticida ou protegidos por vaporização residual dos espaços interiores.

Os Prémios de Excelência surgem numa conjuntura plena de significado, uma vez que a União Africana adoptou em Julho o Quadro Catalisador para Acabar com a SIDA e a Tuberculose e Erradicar a Malária até 2030, que estabelece um roteiro para a eliminação dessas doenças no continente.

Sobre a ALMA

Fundada em 2009, a ALMA é uma associação inovadora de Chefes de Estado e de Governo africanos, numa acção que ultrapassa as fronteiras regionais e nacionais, visando erradicar a malária até 2030.

Todos os países membros da União Africana integram também a ALMA. O ALMA Scorecard for Accountability & Action (Marcador de Desempenho da ALMA para Acção e Responsabilização) e o ALMA 2030 Scorecard towards Malaria Elimination (Marcador de Desempenho da ALMA para a Eliminação da Malária até 2030) são instrumentos fundamentais para a monitorização dos avanços e a promoção das acções.

Sobre os Prémios de Excelência da ALMA

Os Prémios de Excelência da ALMA destinam-se a recompensar lideranças exemplares no domínio dos esforços visando o controlo e a erradicação do paludismo. São atribuídos por um comité de selecção independente, composto por líderes e por peritos das áreas universitária, da saúde e do sector privado.

Artigos Relacionados

Leave a Comment