Nasce o Banco Millennium Atlântico

O Banco Nacional de Angola (BNA) e o Governo autorizaram a constituição do novo Banco Millennium Atlântico, informou hoje, em Luanda, fonte ligada à fusão, que dará lugar a um dos maiores bancos nacionais.

A operação de fusão entre o Banco Millennium Angola (BMA) e o Banco Privado Atlântico (BPA) foi anunciada pelas duas instituições a 8 de Outubro de 2015, devendo o novo banco ser cotado numa bolsa africana no espaço de três anos, conforme divulgado na altura.

De acordo com fonte ligada ao processo de fusão, o BNA e o Governo autorizaram esta semana todos os processos para a “constituição” do novo Banco Millennium Atlântico.

O BMA e o BPA podem assim avançar com uma fusão no mercado angolano, com o Banco Comercial Português (BCP) – que detém 51% do BMA – a ficar com uma participação de 20% no novo banco, conforme divulgado em Outubro pela instituição portuguesa.

O projecto de fusão estava a ser preparado desde maio, tendo sido aprovado pelos principais accionistas do BCP e do BPA.

O memorando de entendimento com o maior accionista do BPA, a Global Pactum – Gestão de Activos, foi assinado em Outubro e a fusão vai criar a segunda maior instituição privada em crédito à economia angolana, com uma quota de mercado aproximada de 10% em volume de negócios.

O banco liderado por Nuno Amado realçou em comunicado que esta fusão reforça a sua capacidade de expansão em Angola, permitindo “obter condições para crescer em contexto adverso” e, simultaneamente, adaptar-se às implicações decorrentes da alteração da equivalência de supervisão decidida no final do ano passado pela Comissão Europeia relativamente àquele país africano.

As sinergias de custos resultantes desta fusão estão estimadas em 20 milhões de euros por ano.

O BCP lançou o BMA em 2006 e, no final de 2007, abriu o seu capital à petrolífera angolana Sonangol e ao BPA, que controlam 49% da entidade.

Fonte: Lusa

Artigos Relacionados

One Thought to “Nasce o Banco Millennium Atlântico”

  1. Será com certeza um dos bancos mais fortes do mercado, mas além de fusões os bancos precisam esforçar-se a manter um nível elevando de qualidade de atendimento aos clientes, isso poderá sempre ser uma carta na manga, fazer a diferença, e que a verdade seja dita, ainda falta-nos muito em Angola neste ponto.

Leave a Comment