Somos covardes, somos todos cobardes

Hoje, não tenho moral para preencher esta coluna. Me desculpem. Admito a condição de cobarde!

Por William Tonet

Mas gostaria, se tivesse de ser, como a maioria dos políticos da oposição, eternos submissos e cúmplices, das “borradas” opressoras do regime actual, que desgoverna o país, covarde!

Talvez a dicotomia entre as duas palavras, enquanto substantivos comuns ou adjectivos não seja muita, melhor, não é nenhuma, salvo de covarde, aparentemente, ser mais chique, devido a origem francesa: couard.

OS POLÍTICOS SÃO COBARDES! OS DE PODER COVARDES!

Os da oposição, de Angola, neste momento, não se distinguem daqueles que têm enveredado por uma política de DITADURA, pese a “constituição jessiana”, textualizar o termo democracia, que, na prática, não passa disso mesmo, um sofisma, ou como diria o político português, Almeida Santos, um pedaço de papel, referindo-se aos Acordos de Alvor. Um vazio. Um nada, quanto a sua aplicabilidade, na vida do cidadão.

Daí a cobardia.

O país caminha para uma crise de dimensões imprevisíveis, com o desemprego a aumentar, todos os dias, com o fecho de fábricas e serviços, devido a falta de divisas, no sistema bancário, para as operações de aquisição de material e bens de reposição, minguando os stocks, reduz o emprego e a porta da rua, para o empregado, com uma Lei Geral de Trabalho, do tipo colonial, é a opção fácil.

E o que faz a oposição e os patriotas?

ACOBARDAM-SE!

Pese a crise, o país, assiste à fuga contínua de capital, liderada pela clique do poder, num montante semanal, a rondar os cerca de 380 milhões de dólares…

E a oposição e os patriotas, o que fazem?

ACOBARDAM-SE!

Assiste-se ao aumento vertiginoso do custo de vida, com a subida das propinas escolares, aumento do preço dos livros, das batas e uniformes, dos principais produtos alimentares, do combustível, para os geradores (maioria das casas não tem energia eléctrica da rede), e viaturas…

E o que faz a oposição e os patriotas?

ACOBARDAM-SE!

Mais grave, com a actual política discriminatória do sistema bancário, o regime lançou um sério recado aos filhos da classe intermédia e pobre: analfabetismo geral. O alto custo das propinas nas universidades públicas e privadas, quando os salários dos trabalhadores, estão baixos, obrigarão a uma tomada de opção dos encarregados de educação; ou a comida ou o estudo, logicamente prevalecerá a primeira.

Os que mantém os filhos no exterior, com a dificuldade no envio de remessas financeiras mensais, só uma opção lhes restará o regresso dos filhos, ficando a formação blindada aos filhos dos ricos e do poder…

E o que faz a oposição e os patriotas?

ACOBARDAM-SE!

Estando a justiça partidarizada e a Polícia instrumentalizada, fecha-se o pacote de uma urdida cabala, provocatória contra o povo e, na ausência de políticos ousados, comprometidos verdadeiramente, com as liberdades, a democracia e o sofrimento do povo, o poder poderá cair na rua, mais dia menos dia, com consequências imprevisíveis, face ao volume de balas nos arsenais do regime, sedentas de sangue inocente…

E o que faz a oposição e os patriotas?

ACOBARDAM-SE!

As tropas policiais, de fiscalização e militares continuam a roubar e a assassinar os ambulantes, diariamente, bem como as zungueiras, violentando-as na sua acção, que visa, contornar o desemprego dos maridos e filhos, bem como a fome que invade a maioria dos lares. Os jovens são presos injustamente, por quererem combater o analfabetismo, quanto a ditadura…

E o que faz a oposição e os patriotas?

ACOBARDAM-SE!

Políticos e intelectuais, como Isaías Samakuva, Abel Chivukuvuku, Ngola Kabangu, Sidiangani Mbimbi, Eduardo Kuangana, Filomeno Vieira Lopes, Marcolino Moco, Lopo do Nascimento e outros, ao invés de lerem os sinais dos tempos, abraçando políticas de contestação parlamentar e de rua, denunciando as arbitrariedades do regime, fecham-se nos casulos, acreditando que sozinhos, cada um com a sua piroga, conseguirá virar o submarino 40, da ditadura e corrupção. Deles os eleitores, não esperam a contínua frustração, face a uma política de veludo, mas um projecto de cidadania nacional, capaz de unir o comprometimento e sonho dos cidadãos, através de uma CDM – COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA DE MUDANÇA-, cujo símbolo, seria um coração, significando o amor, pelo povo, amor pela liberdade, amor pela independência, amor pela terra, amor pela justiça, amor pela igualdade, amor pela democracia, enfim, AMOR POR ANGOLA, que uniria todos, com os recursos de cada partido, de cada ONG, de cada democrata, de cada cidadão discriminado.

Uma coligação cidadã, capaz de resgatar a esperança popular dos angolanos.

Não conseguindo vislumbrar um cenário, que não seja de guerra, onde mais derramamento de sangue inocente, será eminente, eu me considero COBARDE!

Artigos Relacionados

12 Thoughts to “Somos covardes, somos todos cobardes”

  1. como diz o sociologo Durkaim ” a condição social da própria sociedade obriga o individuo a auto excluir – se”.

  2. como diz o sociologo Durkaim ” a condição social da própria sociedade obriga o individuo a auto excluir – se”. antes de votarem, eu peço – vos: pensem primeiro para que não cometerem erros…pois, quando se arrempenderem será darde e má hora. vamos honrar os nossos irmãos revolucionários nas proximas eleições, se zé du tiver que matar, que mate a todos nós.

  3. Ferreira Manuel

    Também eu me considero cobarde, porque apenas olho para o meu umbigo. Mas, diria eu: quem sou para reivindicar este tão nobre papel de ser alguém? Uma gota de água no conjunto de gotas fazem o todo, “o rio, o mar, o oceano”, e esse todo derrubaria este ditatorial governo , desgovernado. Isso mesmo, porque este país, é-o com governo, sem governo.
    Razão tem o Sr. William Toner. Pois a oposição e o povo no seu todo, dever-se-ia unir para a tal CDM. É necessária uma FFGEP “Frente de Fiscalização do Governo Extra Parlamento”.
    Sabe-se que o MPLA ganhará as eleições de 2017 porque a fiscalização das assembleias de votos é feita pelos militantes desse partido e oposição não se fará presente nelas. Os boletins de votos com a cruzinha no quadradinho com o símbolo da oposição serão seleccionados e jogados na primeira ribanceira ou rio que aparecer, como no Huambo, onde os boletins de votantes da oposição apareceram jogados no Lufefena, logo não foram contados, e nas aldeias distantes onde as urnas com os boletins de votos são levados a cabeça, por não há via de acesso para viaturas, depois de separados os boletins, os da oposição são lançados no primeiro buraco encontrado ou cavado de propósito. E o que faz a oposição que sabe disto, e o próprio povo votante o que faz? Acobarda-se!
    Também eu, me acobardo. Mas quem sou eu? Um grão de areia fora da praia!
    Tenho dito!

    1. Obrigado pelas suas palavras. Mas, na verdade, só unidos venceremos. Grão a grão… lá chegaremos. Abraço.

  4. mario

    Estou plenamente de acordo e ate emocionado e se assim acontecer tenho a plena certeza que tudo vai mudar.

    CDM- coligação democrática de mudança

    bem haja

  5. Israel V.D

    Muito bem dito..SRr.Willam ..mais so a 1culpafo..e .o culpado disto td e o proprio povo q continua a votar no Ze du..resultado ele com isso vai si aproveitando para roubar junto com a sua familia…o dinheiro q e do povo…tenho a serteza q este sofrimento todo so ira terminar…quando o proprio povo pir as maos na consciencia… e parar de votar.. no regime Mpka..e no seu Lider…rezultado…final…ele je-se outro presidente…e q bem haja….esre por sua vez leve o barco pra 1bom porto..e q Deus permita…q o proximo Presidente seje 100%..honesto como eu..mais conserteza q sera..porq com a mao de Deus tudo e possivel….por ultimo .so pra lhe dizer..q estou junto contigo.de maos dadas nesta luta..q ja leva 20anos….si por acazo precizares de 1membro quando ganhares as proximas presidencias de 2017..estarei pronto pra q me nomeis 1primeiro Ministro da Republica..so assim junto..resolveremos os problemas do povo..tennho dito….Saudacoes….Israel..V.D

  6. Aguinaldo Alves do Nascimento(Veto)

    Sempre tive uma grande simpatia por si,pela ousadia,pela coragem e força,é notório que pessoas como o William Tonet dão alguma esperança a este país subjugado ao regime ditador e corrupto,a ideia da coligação é fantástica,os municípios mas pobres do país são os maiores e facilmente este povo sofrido a tantos anos abraçaria de muito agrado essa coligação.Quero muito e desejo que o William viva o suficiente para ver o seu esforço reconhecido por esta luta e veja o país mudar,o tempo não para,a vida passa,a força anímica esgota-se e tudo acaba com a idade.Wiliam Tonet um abraço forte deste angolano que está contigo.

    1. Obrigado. As suas palavras são um bom estímulo para esta longa, árdua e complicada luta. Vamos continuar. Abraço.

  7. Grande COBARDE

    Por fim, um grande artigo, caro William Tonet e Folha 8! Isto mostra o quão comprometidos sois com a causa do marginalizado povo angolano e, a vossa reflexão, traduz na íntegra o estado caótico em que se o país que vendeu o seu sonho ao diabo, e a troco de quê? Cobardia eterna!!! Bem Haja Folha 8! Bem Haja WILLIAM TONET!

    1. Obrigado pelas suas palavras. Há 20 anos que estamos nesta luta. E vamos continuar.

  8. johnny sivi

    Caro Wilam Thonet. Estou completamente acordo com a sua consideração para com os angolanos tratando nos dê cobardes. Estou de igual modo também de acordo com as tuas proposta pela criação de uma plataforma dos opositores ao regime de Dos Santos. Mas duvido que esses últimos tenham tripas para isso. Preferem participar na confusão e desunião. Mas se inverterem o pensamento, acredito que 90% dos angolanos os seguirão….

    1. Obrigado pelas suas palavras. Há 20 anos que estamos nesta luta. E vamos continuar.

Leave a Comment