Pai, manda-nos dinheiro. Muito. Mesmo muito!

A Presidente do Conselho de Administração (por parte do pai) da Sonangol, Isabel dos Santos, disse hoje que a petrolífera privada do seu clã precisa de uma reestruturação financeira e de 1.569 milhões de dólares para fazer face às necessidades de pagamentos até final do ano.

Como aqui se disse, a princesa herdeira do trono barrou a entrada do Folha 8 à conferência de imprensa na sede da petrolífera, em Luanda, por – legitimamente – entender que em sua casa só entra quem ela quer. E como a Sonangol é dela e nós somos uma espécie de “persona non grata”, recorremos ao que sobre o assunto foi difundido pela Lusa, na circunstância um meio a quem Isabel dos Santos franqueou as portas da sua casa, a Sonangol.

Isabel dos Santos explicou aos seus convidados, naquilo a que inadvertidamente chamou de conferência de imprensa, que a “redução acentuada de receitas” com a venda de petróleo, fruto da queda na cotação do barril de crude no mercado internacional, “não foi acompanhada” na Sonangol “pela necessária revisão da estratégia de investimento do grupo”.

Este cenário, apontou a filha do dono disto tudo, “conduziu a uma situação difícil perante os credores internacionais, dificultando a capacidade de obter novos financiamentos fundamentais para a sustentabilidade das operações, manutenção dos níveis de produção, pagamentos a fornecedores e cumprimento dos seus compromissos financeiros”.

Isabel dos Santos, recorda a Lusa, foi nomeada para aquelas funções, e para liderar o processo de reestruturação da petrolífera estatal, em Junho deste ano, tendo hoje revelado que a avaliação entretanto realizada ao grupo, para “conhecimento total da situação de partida”, permitiu detectar “inconsistências entre a informação contabilística e a informação real da empresa”, bem como “uma falta de controlo sobre várias participações financeiras”.

Da análise à situação da sua empresa, Isabel dos Santos disse mesmo que a situação da Sonangol “é bastante mais grave do que o cenário inicialmente delineado”, obrigando a “decisões de gestão com carácter de urgência”.

Tanto quanto parece, ainda bem que o seu pai atribuiu a gestão da sua empresa petrolífera à filha, uma especialista com larguíssima experiência na matéria que, aliás, está a ser assediada pelas maiores petrolíferas do mundo para as ir também gerir. Ou será para que a Sonangol pague o que deve?

“Fica assim cada vez mais evidente a necessidade de implementar de imediato um programa de reestruturação financeira do grupo para conseguir garantir os compromissos financeiros assumidos até à data”, disse Isabel dos Santos.

Durante a conferência de imprensa, relata a Lusa, foi divulgado que a dívida financeira do grupo para 2016 está estimada em 9.851 milhões de dólares e que actualmente “existe a necessidade de contrair novos financiamentos”, em face dos compromissos financeiros “ainda por financiar”, para que a Sonangol “possa cumprir com os pagamentos até ao final do ano”. Esta necessidade, foi ainda adiantado, totaliza 1.569 milhões de dólares.

A administração da Sonangol era liderada desde 2012 até à nomeação (Junho de 2016) de Isabel dos Santos pelo chefe de Estado, por Francisco de Lemos José Maria, que por sua vez sucedeu a Manuel Vicente, eleito então vice-Presidente da República.

Segundo a presidente do Conselho de Administração da petrolífera, foi igualmente detectada nesta avaliação um “sobredimensionamento da estrutura” do grupo, com cerca de 22.000 pessoas ligadas ao universo Sonangol, 8.000 colaboradores activos, mais de 1.100 colaboradores não activos – estes representando um custo anual superior a 40 milhões de dólares e mais de 8.000 trabalhadores pertencentes a empresas de trabalho temporário.

Face ao cenário vivido pela petrolífera, foi admitido a possibilidade de a Sonangol não entregar dividendos ao accionista Estado, ou seja, aos próprios donos – o clã Dos Santos.

Artigos Relacionados

One Thought to “Pai, manda-nos dinheiro. Muito. Mesmo muito!”

  1. Tejoevoluido

    Temos que nos livrar o mais depressa possivel dessa Vaca, assim que o Papai for desta para a melhor ela tem que partir para outras Aventuras essa Garla fingida de Cobaia coitadinha o que ela quer é saquear enquanto pode….. Qual estudos na Englamanha tudo Mafia fingida para roubar o nossas Riquezas com a Mama Russa e Cambada de Lambe Botas desse Governo de Assassinos Lacaios vendidos !

Leave a Comment