No dia 27 de Outubro de 2014 começa o novo programa de rádio para a África lusófona da DW (Deutsche Welle). A partir desta data, a emissora internacional da Alemanha irá transmitir duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, emissões de 20 minutos cada que abordam acontecimentos internacionais, desenvolvimentos relevantes em África e temas importantes da Alemanha. Particular atenção será dada aos valores centrais da política externa e da cooperação alemã: democracia, Estado de direito e direitos humanos, entre outros.

“Em África, a DW é muito apreciada, porque analisa os desenvolvimentos actuais a partir de uma perspectiva alemã e europeia“, diz a directora de programas da DW, Gerda Meuer.

O novo programa centra-se na informação actual para os cinco países lusófonos em África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O Contraste, programa de informação de fundo da DW, será emitido futuramente aos feriados dentro do programa de 20 minutos, pois deixa de haver emissões aos sábados e domingos a partir de 26 de Outubro.

O Learning by Ear – Aprender de Ouvido, programa educativo que é muito apreciado pelos ouvintes africanos da DW, continuará disponível através da página internet www.dw.de/aprenderdeouvido e através das rádios parceiras da DW.

Na distribuição dos programas, a DW aposta na sua rede de parceiros FM, em aplicações móveis e na página internet www.dw.de/portugues. Neste momento, mais de 25 parceiros retransmitem os programas na íntegra em África, entre os quais 14 emissoras de FM em Moçambique. Segundo um estudo representativo em Moçambique do departamento de pesquisas da DW, 21 % do público-alvo ouve pelo menos uma vez por semana a DW em português.

Como as emissões de onda curta perderam popularidade nos últimos anos, a DW deixa de usar esta via de transmissão a partir do dia 26 de Outubro. Cada vez mais africanos têm telemóveis com acesso à internet, o que possibilita novas alternativas à DW para chegar ao seu público-alvo. As emissões já estão disponíveis através da versão móvel da página web da DW www.dw.de/movel.

A oferta online da DW em português para África também se adapta às mudanças. A partir de 27 de Outubro, aposta ainda mais no diálogo com os utilizadores da sua página. A emissora reforça também a sua presença nas redes sociais: a página da DW no Facebook já tem mais de 39.000 fãs (www.facebook.com/dwportugues) e uma taxa de interacção muito alta.

Partilhe este Artigo