DETIDO COM 50 MILHÕES DE KWANZAS À SAÍDA DE LUANDA

O cidadão, Rosário Sebastião Gonga, motorista da viatura de marca Toyota, modelo Hilux, matrícula LD-37-53-GG, cor branca, encontra-se detido desde quinta-feira, 21 de Dezembro, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província de Malanje, quando saía de Luanda para Lunda-Norte, em posse de 50.000.000.00 (cinquenta milhões) de Kwanzas e uma pistola de marca Tete.

Por Geraldo José Letras

Depois de ser detido e interrogado, o motorista, proveniente da paragem do Ti-Show, município de Viana, província de Luanda, confessou que o dinheiro e a arma encontrada na viatura submetida a processo de vistoria não lhe pertence.

Questionado sobre os proprietários do montante e a arma de fogo encontrados na viatura, o motorista detido, Rosário Sebastião Gonga, que seguia viagem para o município do Cuango, na Lunda-Norte, revelou os titulares dos 50.000.000.00 (cinquenta milhões) de Kwanzas que prontamente, mediante diligências investigativas, foram identificados e detidos pelo crime de retenção de moeda e branqueamento de capitais.

Em declarações ao Folha 8, o Chefe da Área de Comunicação Institucional do Serviço de Investigação Criminal (SIC) Malanje, garantiu que os proprietários dos valores apreendidos, Nelson Justo e Bumba Pedro, já estão detidos.

De acordo com o Inspector-Chefe, Augusto Barros André, os proprietários que se identificaram como empresários, assumiram que dos 50.000.000.00 (cinquenta milhões) de Kwanzas, apenas são donos de 25.000.000.00 (vinte e cinco milhões) de kwanzas. Sobre os restantes 25.000.000.00 (vinte e cinco milhões) de Kwanzas, os ora detidos negaram a titularidade dos mesmos e da pistola de marca Tete apreendidos.

“Diligências estão em curso para determinar os outros autores”, disse o Chefe da Área de Comunicação Institucional do Serviço de Investigação Criminal na província de Malanje onde já está em curso a Operação Okulianja cujo objectivo é garantir uma quadra festiva segura, além combater outros crimes naquela região do país.

Os cidadãos em causa serão presentes ao Ministério Público para responsabilização criminal.

Artigos Relacionados

Leave a Comment