46 ANOS DE ESCRAVIDÃO, 20 A VIVER SEM… COMER

Organizações de defesa dos direitos humanos defendem que Angola (há 46 anos governada pelo mesmo partido, o MPLA) registou alguns progressos desde que alcançou a paz, há 20 anos, mas alertam que há “muito caminho para andar”, porque a pobreza “é avassaladora” e a violência policial “inaceitável”. Alguns. É verdade. 20 milhões de pobres são o melhor exemplo…

O Governo do MPLA e a UNITA assinaram em 4 de Abril de 2002 um acordo de paz que pôs fim a 27 anos de guerra. Vinte anos depois, o director-executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, diz que Angola vive “a paz do vencedor”. Admite que “houve evolução, naturalmente”, nomeadamente porque “já não há partes beligerantes a combater entre si é já não há minas a serem colocadas, há minas a serem retiradas”.

Também a investigadora da Human Rights Watch (HRW) para Angola e Moçambique, Zenaida Machado, diz que nas últimas duas décadas “houve alguns pontos positivos”, como o esforço do Governo para registar as crianças e dar aos angolanos o direito à cidadania, os esforços para reduzir o tráfico de seres humanos, os progressos em relação aos direitos das minorias sexuais ou a vontade do Governo em “engajar e comunicar mais com a sociedade civil”.

No entanto, Zenaida Machado alerta que esses progressos “foram em grande parte abafados por muitos pontos negativos”.

Pedro Neto alerta que “a democracia ainda tem muito caminho para andar em Angola” e destaca que “a pobreza extrema ainda é avassaladora, apesar da disponibilidade financeira” que o petróleo e outros recursos naturais conferem ao país.

“Nós temos neste momento pessoas a morrer de fome em Angola. Também devido à seca e às alterações climáticas, mas também devido à acção directa” do Governo do Presidente João Lourenço, lembra o dirigente, recordando que no sul de Angola as autoridades dividiram terras comunitárias que eram usadas pela população para a criação de gado e a pastorícia, distribuindo-as por “grandes fazendas comerciais”, muitas vezes detidas por pessoas “com ligações ao Governo, seja local, seja nacional”.

Também no que diz respeito aos direitos civis e políticos, Pedro Neto diz que há muito por fazer, acusando as autoridades de “prisões e detenções arbitrárias, assassínios ilegais”, bem como de restringir a liberdade de expressão e de reunião.

“Por isso é que digo que é a paz do vencedor, porque continuam a ser perseguidas pessoas, continuam a ser torturadas, presas e detidas arbitrariamente. As pessoas continuam a não poder manifestar-se, muitas vezes são presas pelos serviços de inteligência e segurança do Estado”, sublinha.

O activista refere que nas províncias fora de Luanda a situação “ainda é mais grave”, onde no ano passado se registaram mesmo “assassínios ilegais, corpos atirados a um rio”, e alerta que em Cabinda “é toda uma outra realidade, muito mais grave” – “as pessoas não se podem reunir na rua, têm um constante medo, não falam em público (…) a repressão é brutal e violentíssima”.

A violência policial é também apontada por Zenaida Machado, que denuncia “o uso excessivo de força e as execuções sumárias que continuam a ser uma prática recorrente das forças de defesa e segurança angolanas, quer seja contra cidadãos angolanos ou cidadãos estrangeiros”.

“Permitir que os agentes da polícia continuem a atacar os jovens que pacificamente se dirigem às estradas para protestar é inaceitável em pleno século 21 e num país que se diz respeitante das leis e da Constituição”, declara.

A HRW, sublinha a investigadora, pede há anos que se faça uma reforma séria na polícia, mas não acredita que essa reforma tenha sido feita.

“Eu sei que a polícia e as forças de defesa e segurança estão a receber formação em direitos humanos. A questão é até que ponto essa formação é implementada na prática. Até que ponto os cidadãos angolanos sentem que os homens de uniforme nas estradas estão lá para defendê-los e não para intimidá-los e assustá-los”, questiona.

A activista lamenta que, em termos de direitos políticos, muito pouco tenha sido feito “para permitir que os cidadãos residentes, por exemplo, na Lunda Norte ou em Cabinda, possam manifestar o seu desagrado com as políticas de Luanda”.

Zenaida Machado refere também “as questões de direitos económicos”, lembrando que “muitos angolanos, a maior parte deles, ainda vive com menos de um dólar por dia”.

“As riquezas de Angola, infelizmente, continuam a ir para um grupo restrito, muita das vezes ligadas ao poder político, enquanto a maior parte dos angolanos, principalmente os jovens, continuam a passar dificuldades para ter acesso às riquezas de um país que é, no final do dia, um dos países mais ricos do nosso continente”, resumiu.

CRESCER À CUSTA DE QUEM VIVE SEM… COMER

A economia de Angola saiu oficialmente no ano passado da recessão económica em que estava mergulhada desde 2016, crescendo 0,7% no conjunto do ano, depois de uma expansão de 2,2% no último trimestre, segundo fonte oficial.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística de Angola (INE), a economia cresceu 2,2% no último trimestre de 2021, beneficiando da expansão de 0,9% no terceiro trimestre, permitiu compensar os crescimentos negativos de 0,47% e 0,13% registados nos dois primeiros trimestres de 2021.

“As actividades que contribuíram positivamente para a variação do Produto Interno Bruto no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre de 2021 foram a Pesca, com 0,29 pontos percentuais, a Extracção e refino de petróleo, com 0,25 pontos, a Extracção de diamantes e outros com 0,53 pontos; o Transporte e armazenagem com 0,61 pontos, a Intermediação financeira, com 0,03 pontos, os Serviços imobiliários e aluguer, com 0,41 pontos, e Outros serviços, com 0,07 pontos”, lê-se na Folha de Informação Rápida.

Olhando para o total do ano passado, o INE escreve que “o PIB acumulado ao longo ano até ao quarto trimestre de 2021 cresceu 0,7% em relação ao igual período de 2020”, atribuindo a variação positiva, a primeira desde 2015, “fundamentalmente, às actividades de Agro-pecuária e silvicultura com 5,1%; Pescas com 46,4%; Diamantes com 10,4%; Industria transformadora com 0,6%; Electricidade e água com 1,8%; Comércio com 13,5%; Transporte e armazenagem com 28,9%; Correios e Telecomunicações com 1,4%; Administração Pública com 2,6% e Serviços imobiliário e aluguer com 3,0%”.

Angola sai assim da recessão em que estava desde 2016, ano em que o PIB se contraiu em -2,6%. Em 2017, o PIB caiu 0,1%, e depois 2% em 2018, registando nova queda de 0,7% em 2019 e 5,6% em 2020.

Folha 8 com Lusa

Artigos Relacionados

One Thought to “46 ANOS DE ESCRAVIDÃO, 20 A VIVER SEM… COMER”

Leave a Comment