Escritores, narradores e ilustradores reúnem-se, em Lisboa, na Fundação “O Século”, entre os próximos dias 22 a 27 de Fevereiro no 2º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia.

D epois do enorme sucesso da primeira edição, a Fundação “O Século” decidiu avançar com a realização do 2º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que irá decorrer de 22 a 27 de Fevereiro de 2016.

O 2ºEncontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia vai reunir vários escritores, ilustradores e contadores de histórias da Língua Portuguesa, com o objectivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

Tal como no ano passado, os escritores e ilustradores participarão em sessões com crianças nas escolas dos vários concelhos da Grande Lisboa e em debates dedicados à reflexão sobre as diferentes temáticas relacionadas com a literatura infanto-juvenil na Lusofonia.

“Os escritores, a promoção da leitura e as bibliotecas escolares”; “Leitura – Aprender a gostar”; “O trabalho do ilustrador”; “Literatura ou escrita criativa”; “A imagem que ilustra a palavra e a palavra que ilustra a imagem”; “Novas realidades, novas famílias, novas temáticas”; “Hiperleitura – Do analógico ao digital” e a “Circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia”, serão os temas que estarão em debate nas diferentes mesas redondas a realizar durante o Encontro na Fundação “O Século”.

Durante este 2º Encontro irão, ainda, realizar-se Oficinas de Escrita, Narração, Ilustração, Criatividade e Hiperleitura.

Os serões nocturnos serão, mais uma vez, preenchidos com sessões de contos.

Entre os escritores já confirmados contam-se Adelice Souza (Brasil), Afonso Cruz, António Mota, António Torrado, Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde), Clóvis Levi (Brasil), Cristina Carvalho, José António Gomes, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Margarida Fonseca Santos, Maria João Lopo de Carvalho, Mário de Carvalho, Olinda Beja (S. Tomé) e Maria Celestina Fernandes (Angola).

A estes juntar-se-ão, ainda, os ilustradores Ana Biscaia; André da Loba e Mónica Cid e os narradores Benita Prieto (Brasil); Cristina Taquelim e Jorge Serafim.

Este 2º Encontro vai também contar com a presença de especialistas como Dora Batalim (Universidade Católica de Lisboa); Ana Bela Mendes (Faculdade de Belas Artes de Lisboa); Leonor Riscado (Escola Superior de Educação de Coimbra); Lúcia Barros (RBE); Luiz Gamito (Médico Psiquiatra) e Manuel San Payo (Faculdade de Belas Artes de Lisboa).

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, vai presidir à Comissão de Honra do 2º Encontro de Literatura de Infanto-Juvenil da Lusofonia, da qual fazem, ainda, parte os escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique), António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).

Integram também esta Comissão de Honra Fernando Pinto do Amaral, o Comissário do Plano Nacional de Leitura; Teresa Calçada, antiga Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra.

Partilhe este Artigo