Juventude Patriótica Lunda Tchokwe prepara quadros

Terminou em Saurimo o seminário de capacitação de dirigentes e responsáveis da Juventude Patriótica Lunda Tchokwe, que durante vários dias decorreu sob presidência do seu Secretário Nacional, Rocha Lunga Umue, coadjuvado pelo Secretário Nacional da Juventude para a Informação e Mobilização, Carlos Manuel.

O seminário contou com a presença de responsáveis da Juventude idos de Menongue, Luena, Lucapa, Dundo, Lubalo, Caungula, Cafunfo, Kuango, Cacolo, Capenda Camulemba e Xámuteba.

Em debate estiveram temas como, entre outros, “A importância do papel da Juventude na Sociedade Lunda Tchokwe”, “Liderança e gestão de recursos humanos”, “História Natural da Nação Lunda Tchokwe”.

Os participantes acolheram com satisfação os temas do seminário e recomendaram continuar com mais seminários em outras cidades; como no Menongue e nos municípios.

Durante o seminário, foi denunciada a campanha de intimidações e perseguições da parte dos Serviços do SINSE/SINFO a membros do movimento do protectorado Lunda Tchokwe, em alguns casos ameaças de morte.

Os participantes reconheceram que a Juventude Lunda Tchokwe, está perdida; na falta de emprego, na prostituição, falta de escolas e não conhece a verdadeira história do povo e da Nação Lunda Tchokwe, e, comprometeram-se a generalizar uma mobilização massiva dos jovens com seminários e aulas políticas como forma de os despertar sobre a realidade.

Artigos Relacionados

Leave a Comment