O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou hoje os assassinatos em Moçambique de dois apoiantes do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e apelou a uma rápida investigação dos acontecimentos. O porta-voz adjunto de Guterres, Farhan Haq, disse em comunicado que o secretário-geral da ONU “condena veementemente” as mortes em Maputo de Elvino Dias, advogado de Venâncio Mondlane, e Paulo Guambe, mandatário do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), partido que apoia o candidato presidencial, mortos a tiro na sexta-feira à noite. “O secretário-geral expressa as suas mais…
Leia maisDia: 20 de Outubro, 2024
DE ESQUERDA, DIREITA OU CENTRO? EIS A QUESTÃO!
Em Angola, a criação de novos partidos políticos tornou-se quase um ritual cíclico, mas com um problema evidente: falta de clareza ideológica. Quantos de nós já testemunhámos o surgimento de uma nova força política, sem nunca ouvir uma definição precisa dos seus princípios orientadores? As perguntas que deveriam ser feitas ao início – “Este partido é de direita, esquerda, ou centro?” – são frequentemente ignoradas, enquanto o foco se desloca para o seu fundador. Por Malundo Kudiqueba Paca nfelizmente, o nome do líder sobrepõe-se aos fundamentos ideológicos do partido, e…
Leia maisCOREIA DO NORTE RETIRADA DO GRUPO DE COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS
A Coreia do Norte foi retirada do estatuto de observador de um grupo regional de combate ao branqueamento de capitais devido à sua falta de envolvimento e ao incumprimento das suas obrigações, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul. A decisão unânime foi tomada na 26.ª Assembleia Geral do Grupo Ásia-Pacífico sobre o Branqueamento de Capitais (APG), realizada nos Emirados Árabes Unidos, informou o ministério num comunicado de imprensa. O APG, constituido em 1997, é um organismo intergovernamental empenhado em aplicar efectivamente as normas internacionais contra o…
Leia mais