Angola cresce 4% este ano, mas abranda para 1,8% em 2023

A consultora Fitch Solutions melhorou a estimativa de crescimento de Angola de 3,5% para 4% este ano, prevendo, no entanto, que a expansão económica abrande em 2023 para 1,8% devido a dificuldades no sector petrolífero.

“Na Fitch Solutions, prevemos que o Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresça 4% em 2022, face a uns estimados 0,6% em 2021, o que evidencia uma revisão em alta face à nossa projecção anterior de 3,5%, feita para reflectir o crescimento no segundo trimestre, acima do esperado”, lê-se numa nota de análise à economia angolana.

Para os analistas da Fitch Solutions, detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings, a revisão do crescimento previsto para este ano está assente “numa conjugação de inflação menor e melhores condições monetárias, para além de ganhos no sector petrolífero, que vão acelerar o crescimento, de uma forma geral, este ano”.

Na nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso, a Fitch Solutions aponta, no entanto, que a previsão para 2023 é de abrandamento, essencialmente devido aos “ventos contrários no sector petrolífero nacional”.

A produção deverá cair 3,5% devido ao crónico sub-investimento e ao facto de os poços estarem a esgotar-se, a que acresce a descida dos preços, que amplificará o efeito da redução da produção.

Assim, concluem, será o sector não petrolífero, principalmente, a sustentar o crescimento, com a inflação a baixar para 14% e o Banco Nacional de Angola a cortar a taxa de juro de referência para 17% até final do ano.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment