Explosão de engenho provoca morte de duas crianças no Cuanza Norte

Duas crianças morreram na sequência da explosão de um engenho não detonado, na aldeia Terra Nova, comuna do Massangano, município de Cambambe, província angolana do Cuanza Norte, informou a polícia local.

Segundo o chefe das operações do comando municipal da Polícia em Cambambe, Obaldo Damião, os menores, de 4 e 7 anos, encontravam-se a brincar numa área de cultivo, quando encontraram o engenho e começaram a brincar com o objecto.

“O pai e a mãe foram à lavra com as crianças. Elas entraram para a zona de plantação de mandioqueiras e encontraram o engenho, um morteiro de 60 milímetros, ao lado de um embondeiro, pegaram numa faca e começaram a bater e aquilo explodiu, o que levou à morte imediata das duas crianças”, disse o responsável policial, em declarações à RNA.

Angola continua a registar acidentes com engenhos explosivos não detonados, que têm resultado em mortes, sobretudo de crianças.

No início deste mês, três crianças morreram e uma outra ficou gravemente ferida, na sequência da explosão de um engenho explosivo não detonado, nos arredores da cidade do Huambo.

O processo de desminagem de Angola, após quase 30 anos de guerra civil, terminada em 2002, foi significativamente afectado pela crise económica e financeira que o país vive desde finais de 2014, bem como pela redução da contribuição dos doadores internacionais.

Artigos Relacionados

Leave a Comment